A PISTOLA VOLCANIC
Título: A PISTOLA VOLCANIC (Devir
Livraria) - Edição especial
Autor: Scott Morse (texto e arte).
Preço: R$ 26,00
Número de páginas: 128
Data de lançamento: Junho de 2007
Sinopse: Na Nova York dos anos 30, uma prostituta irlandesa invade a padaria do siciliano Vicenzo - artista, padeiro e falsificador de dinheiro - com uma bomba às quinze pra seis da manhã.
Os planos da moça são impedidos, mas isso não quer dizer que as coisas vão ficar por isso mesmo: uma vendetta ardilosa entra em andamento.
Positivo/Negativo: Scott Morse é um autor consagrado nos quadrinhos underground norte-americanos, com boa repercussão também na Europa. Colaborou com títulos da DC Comics como Plastic Man e Mulher-Gato, mas suas participações permanecem inéditas por aqui. Também atua como diretor de arte de desenhos animados como Eu sou o máximo e A Vaca e o Frango e, atualmente, faz parte da equipe da Pixar.
No fim das contas, apesar desse currículo imenso e mesmo com o volume monstruoso de publicações que lota bancas e livrarias nos últimos anos, A Pistola Volcanic é a estréia tardia de Scott Morse no Brasil.
A obra é uma preciosidade em seus detalhes: no traço fluido e marcado, na peculiaridade do formato retangular dos quadrinhos, na expressividade dos personagens, na ambiência criada pelo fundo envolvente dos quadros, pela capa fabulosa. E também pelo clima que Morse constrói: os personagens são, de fato, sicilianos radicados na Nova York de 1930.
O peso da trama mafiosa é compensada pela própria presença de Vicenzo, um artista, um contador de histórias que, sabe-se lá por quê, revela-se um picareta. Mas é justamente na dialética entre suas duas facetas que o personagem se torna genial - e acaba fascinando o leitor.
A Devir caprichou na estréia: aplicação de verniz na capa, miolo em papel pólen e impressão em sépia, adaptação cuidadosa, introdução e glossário de termos italianos. A editora ainda promete para este ano ainda outro livro de Morse, Visitations.
Classificação: