A SAGA DE LUCAS # 11
Título: A SAGA DE LUCAS # 11 (Nona
Arte) - Revista online
Autores: André Diniz (roteiro e desenhos).
Preço: gratuito
Número de páginas: 10
Data de lançamento: 2005
Sinopse: O Desmanche do Morro do Castelo - Parte 1 - Lucas está no meio de uma trama que envolve os tesouros do Colégio dos Jesuítas, assassinatos e padeiros que enriquecem rapidamente!
Positivo/Negativo: Se na edição anterior a estrela era o humor, nesta é a aventura quem brilha sozinha. É a história mais sóbria de Lucas: nenhuma piada ou sacanagem e sem brincadeirinhas.
Logo no início, André Diniz cria suspense ao pôr Lucas em busca dos tesouros do antigo Colégio dos Jesuítas. O que o velho encontrará? Irá correr algum perigo? Afinal, há outro explorador dentro dos túneis labirínticos.
A série ganha mais uma aventura histórica! Ponto para a Saga! Os 199 anos do personagem estão sendo aproveitados de acordo. Lucas interage com a História e o leitor, ao mesmo tempo em que se diverte, aprende.
O tom, porém, volta a ser didático. As explicações estão demarcadas em excesso, como se a história seguisse o ritmo: "Aventura... Pausa para aprender... Aventura novamente!". Não chega a ser uma falha. Contudo, a parte explicativa torna-se bem menos cativante que as outras.
Seria mais equilibrado se os esclarecimentos (necessários e interessantes) estivessem diluídos; se fosse possível entrelaçá-los com momentos de ação, humor, suspense. Dando as explicações ao leitor sem que ele percebesse, homeopaticamente.
Os recordatórios e os balões também voltaram a ser extensos, principalmente no início da trama. A Saga perdeu a agilidade dos dois números anteriores.
Mas não é uma história maçante. O leitor fica ansioso para saber por que os tesouros jesuítas se tornaram tão importantes para a vida de Lucas. Além disso, quem é esse outro que caminha pelos labirintos?
A arte está um pouquinho diferente: totalmente monocromática, acompanhando a sobriedade do roteiro.
Este, aliás, está confuso em duas pequenas partes: não se fala a data em que Lucas se encontra ao explorar os labirintos; nem a localização da casa de Felipe. Fica para o leitor deduzir.
Classificação: