A SAGA DE LUCAS # 2
Título: A SAGA DE LUCAS # 2 (Nona
Arte) - Revista online mensal
Autores: André Diniz (roteiro e desenhos).
Preço: gratuito
Número de páginas: 11
Data de lançamento: 2004
Sinopse: Huaqueros: As Pedras de Ica - Lucas, o aventureiro picareta de 199 anos, continua seu relato. Agora, ele e seu sobrinho-bisneto Humberto estão no Peru, em busca do restante das Pedras de Ica.
No meio do caminho, uma luta contra os huaqueros, alucinações e o desaparecimento de Humberto.
Positivo/Negativo: A segunda e última parte desta aventura de Lucas melhora em relação à anterior. A história flui depressa, com a ação começando logo de início. Os diálogos diminuem, tanto em quantidade como em extensão. Conseqüentemente, a importância dos desenhos aumenta. Desta vez, são eles que conduzem a narrativa (como deve ser numa boa HQ). Os quadrinhos deixam de parecer todos os mesmos.
Destaque para a seqüência em que Lucas sofre alucinações: a história tem uma quebra de ritmo e o planejamento gráfico dos elementos passa a simular o que acontece na mente do personagem. Além disso, ele recebe um esporro engraçado de um "homem-desenho" e, de lambuja, explicações sobre o desaparecimento de seu sobrinho-bisneto.
O desfecho, no entanto, é piegas, daqueles do tipo "a esperança é a última que morre". Se não bastasse, o sumiço de Humberto, repete a fórmula já usada na premiada Fawcett, do mesmo André Diniz.
Fica a torcida para que as aventuras de Lucas deixem de dar tanta importância ao mote (no caso, a lenda peruana das Pedras de Ica) e se preocupem mais com a trama - as reviravoltas, a relação entre os personagens etc.
Caso contrário, A Saga de Lucas será lembrada como um Martin Mystère menos interessante.
Classificação: