A SAGA DE LUCAS # 3
Título: A SAGA DE LUCAS # 3 (Nona
Arte) - Revista online mensal
Autores: André Diniz (roteiro e desenhos).
Preço: gratuito
Número de páginas: 8
Data de lançamento: 2004
Sinopse: O Segredo de Lucas - Caio, o sobrinho-tataraneto de Lucas, arranja uma nova namorada. A felicidade, porém, dura pouco. Ou não, caso ele realize o desejo de sua amada.
Positivo/Negativo: Embora o nome desta aventura seja O Segredo de Lucas, o velho picareta é quem menos dá as caras. Trata-se de uma história toda dedicada a Caio: seu dia-a-dia na editora, seu relacionamento com os colegas de trabalho, suas cantadas furadas, seu novo amor... E por aí afora.
Ponto para A Saga de Lucas! Personagens bem construídos são essenciais para qualquer narrativa (seja ela um romance, um filme ou uma HQ). São eles que dão alma à trama.
Repare só, leitor: Jurassic Park nunca lhe pareceu estranho, como se faltasse alguma coisa? São os personagens. Você lembra o nome de algum deles? Provavelmente, não (a menos que seja um fanático pelo filme).
Por sua vez, o Neo todo mundo sabe de que filme é! E olha que o Reloaded e o Revolutions nem foram lá grande coisa (talvez exatamente porque os personagens se diluíram em meio a tanto frenesi).
O mesmo ocorreu nas duas primeiras histórias de Lucas. Sobrou aventura e faltou envolvimento. Faltou algo que aproximasse os personagens do leitor - para gostar deste e odiar aquele, para torcer por um e não pelo outro.
Esta terceira edição quebra isso. Não há nada de mirabolante. Apenas um cara que arruma uma namorada... e um pedido. Toda "ação" está nas reações de Caio a estes acontecimentos.
Destaque para os foras que ele leva de Consuelo (ela consegue ser melhor do que Lucas nisso!) e para o final, com aquele gostinho de "há algo de podre no reino da Dinamarca".
Contudo, nem tudo são flores. Mesmo a narrativa sendo mais ágil que a dos números anteriores, ainda há páginas com balão em cima de balão, textos extensos, closes em excesso e o formalismo gramatical. As falas empoladas de Fernanda, por exemplo, não combinam com a personagem.
Além disso, dois errinhos de português/digitação, ambos na página três. No primeiro quadrinho: "Bom ouvi isso!". O correto seria ouvir. E no penúltimo: "Vou te dar o privilégio de sabem em primeira mão...". O certo é saber.
Classificação: