Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Reviews

A SOMA DE TUDO - PARTE 1

1 dezembro 2001

A Soma de Tudo - parte 1Título: A SOMA DE TUDO - PARTE 1 (Devir Livraria) - Edição especial (álbum)

Autores: Lourenço Mutarelli (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 17,50

Data de lançamento: Novembro de 2001

Sinopse: Do outro lado do oceano atlântico, uma pessoa é cruelmente eliminada em Lisboa, capital de Portugal. Enquanto isso, no Brasil, o detetive Diomedes conta a Waldir, o policial negro que o ajudou no caso do assassino de casais (que será mostrado ao leitor de maneira muito rápida, como o autor havia prometido) de O Rei do Ponto, que teria finalmente solucionado o mistério do mágico Enigmo.

Meses depois, Diomedes recebe a visita de um tal Dr. Gouveia, um advogado inescrupuloso que lhe oferece a chance de investigar um caso de adultério em Lisboa, desde que ambos "rachassem" os 5 mil dólares que sua cliente estava oferecendo.

As pistas que Diomedes teria para desvendar o sumiço do marido limitavam-se a uma estranha miniatura de caravela e fotos de pontos turísticos, com enigmáticas frases na parte de trás. Numa delas aparecia uma bela e misteriosa mulher, a suposta "amante" lusitana.

Com a sorte característica de Diomedes, nem é preciso dizer que ele se mete numa encrenca das grandes, cheia de mistérios sobrenaturais e que pode ter ligação até com o paradeiro do verdadeiro Enigmo!

Positivo/Negativo: Lourenço Mutarelli confirma a excelente fase no terceiro álbum da saga do "picareta" Diomedes. Em seu bem-construído roteiro (cheio de pitadas de humor), ele espalha "pistas" para os leitores, que com certeza, quando unidas, desvendarão a trama que se iniciou com o desaparecimento de Enigmo.

A saga deveria ser finalizada neste álbum, mas como a história ficou muito extensa e, caso estivesse completa, só seria lançada no segundo semestre de 2002, o autor optou por dividi-la em duas partes. E o ponto de "quebra" que criou foi instigante, daqueles capazes de fazer o leitor voltar à primeira página para esclarecer suas dúvidas e/ou suspeitas.

Mutarelli dá um show de detalhamento em seus desenhos. As retratações da Praça do Comércio e da Igreja dos Jerónimos, em Lisboa, são inacreditavelmente precisas. A capa do álbum, inclusive, foi feita sobre a pintura Fado, de José Malhoa (veja abaixo).

Além disso, ele melhorou muito na concepção das cenas de ação, como na luta de Diomedes num bar e no seu tombo, quando, completamente bêbado, corre atrás do que acredita ser uma alucinação. As seqüências são cinematográficas!

Como costuma fazer em suas obras, Mutarelli homenageia vários amigos, transformando-os em personagens. O Dr. Gouveia, por exemplo, foi "construído" à imagem de Gualberto Costa, um dos criadores do Troféu HQ Mix. Mas as semelhanças param por aí, como diz o autor, pois o advogado é um tremendo sacana, ao contrário do bom caráter Gual.

Em duas páginas (56 e 59) do álbum, Mutarelli desenha seu pai, que faleceu durante a realização da história e que mereceu um texto emocionante do autor no final do livro (uma dica: preste atenção às datas mencionadas).

As homenagens não se limitam a seres reais. Na página 55, o leitor mais atento verá Tintim, o Professor Girassol e Milú no aeroporto de Lisboa.

De negativo neste álbum, a ausência de um "Continua na próxima edição", na última página e alguns erros de português, especialmente de acentuação. Confira: "Lembro de ter ficado pasmo" (prefácio, pág. 5 - ninguém fica pasmo, mas sim pasmado!), "uma poema" (7 - problema de concordância), "tecnológicamente" (22 - não tem acento), "Por que?" (44 - o certo seria "Por quê?", por estar no final da frase interrogativa), "sabía" (46 - deveria estar sem acento), "frequenta" (80- faltou o trema sobre o "u"), silênciosa (86 - o acento não existe) e vários "prá", cuja versão correta, por ser uma contração de "para", é "pra".

A Soma de Tudo - Parte 1, definitivamente, não é uma edição conclusiva. Pelo contrário! Seu intento é instigar. Ao chegar à última página, a reação do leitor é ficar com "raiva" de Lourenço Mutarelli. No sentido figurado, claro, pelo fato de ter que aguardar mais um ano para saber como terminará a saga de Diomedes e qual será o mistério por trás de Enigmo. Mesmo assim, pelas "amostras" que o autor deu nos 3 álbuns iniciais, a espera valerá a pena.

Fado, de José Malhoa

Ilustração completa da capa de A Soma de Tudo

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA