Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

A TURMA DA MÔNICA E O ORELHÃO

22 setembro 2009


Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (texto e arte).

Preço: distribuição gratuita

Número de páginas: 16

Data de lançamento: Maio de 1988

Sinopse: História encomendada pela Telesp (companhia de telefonia de São Paulo na época), que mostrava um orelhão sendo instalado na rua da Turminha.

A HQ, além de além de instruir o público a como usar e a não vandalizar o telefone, ainda tinha um vilão que roubava fichas e precisava ser detido.

Positivo/Negativo: O legal dos personagens da Turma da Mônica é que, além de serem o maior sucesso do o quadrinho nacional em todos os tempos, eles foram usados ao longo dos anos em campanhas educativas muito bacanas - este especial é prova disto.

O roteiro é bem bacana e transmite aquele ar das HQs de Mauricio de Sousa. Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali brigam para saber que será o primeiro a telefonar, mas, ao mesmo tempo, passam mensagens importantes, como o número de orelhões depredados na cidade, qual a importância do aparelho, para que ele era mais usado etc.

Há algumas curiosidades legais. O Cascão é mostrado como usuário do orelhão porque não tinha telefone em casa, algo impensável nos dias atuais, ainda mais com a proliferação dos celulares.

Outra é o uso de fichas nos orelhões. O vilão da trama usa seu capanga para quebrar os aparelhos e roubá-las. Atualmente, muitos jovens nem sabem que era preciso usar fichas para telefonar. A revista foi lançada há 21 anos, o que constata a evolução tecnológica ocorrida nesse período.

Como sempre, os personagens coadjuvantes criados por Mauricio para a trama são hilários: o cientista louco de cabelos azuis e seu capanga corcunda e caolho, que fica feliz por deixar de ser corcunda ao apanhar feio da baixinha dentuça mais forte dos quadrinhos.

No final da história, com os vilões derrotados, o leitor é levado novamente ao primeiro problema: quem vai usar o orelhão primeiro. E o que se segue é uma ótima piada para fechar com chave de ouro um produto prá lá de bem feito e que, ainda por cima, era distribuído gratuitamente.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA