ALMANAQUE DE SUPER-HERÓIS - CAPITÃO MARVEL EXCLAMA: SHAZAM!
Autores: Creditação confusa, muitas vezes inexistente. As histórias foram produzidas na primeira metade do século passado, e muitos dados foram perdidos. De algumas histórias, se sabe apenas o desenhista; de outras, nem isso.
Doutor Silvana e sua armadilha do tempo - Pete Costanza (arte);
O aprendizado de Mary Marvel - Sem créditos;
Confusão na terra dos gnomos - Mac Raboy (arte);
As personalidades do Seu Malhado - Charles Clarence Beck (arte);
A conspiração dos primatas - Kurt Schaffenberger (arte).
Preço: Cr$ 15,00 (preço da época)
Número de páginas: 64 páginas (formato tablóide - 27,5 x 36,5 cm)
Data de lançamento: 1975
Sinopse: Doutor Silvana e sua armadilha do tempo - O Dr. Silvana volta a um tempo no qual ainda não era conhecido pelo Capitão Marvel. Fazendo-se de amigo, o maléfico cientista pretende usar um de seus mirabolantes inventos para extrair o poder do Mortal Mais Poderoso do Mundo.
O aprendizado de Mary Marvel - Para ser um super-heroína não bastam os superpoderes, é preciso perícia. Por isso, a Garota Mais Poderosa do Mundo será treinada por seu irmão.
Confusão na terra dos gnomos - Para salvar dois gnomos aprisionados e explorados, o Capitão Marvel Jr. se envolve com um desonesto dono de circo. Para libertá-los, o Rapaz Mais Poderoso do Mundo terá que se passar por artista circense.
As personalidades do Seu Malhado - O tigre da família Marvel está entristecido com sua personalidade e resolve apelar para drogas mágicas que vão deixá-lo eufórico, corajoso e extrovertido. Felizmente, o Tigre Falante Mais Legal Do Mundo percebe que seus amigos gostam do velho Sr. Malhado, e que é um erro de tentar ser o que não é.
A conspiração dos primatas - Símios inteligentes chegam à cidade e se apresentam como amigos, membros de uma civilização de macacos que vivem no interior de uma selva. Um engodo. Tudo faz parte do plano de um asqueroso vilão para transformar toda a humanidade em macacos. Felizmente, a Família Mais Poderosa do Mundo frustra os planos do facínora.
Positivo/Negativo: Na última história, Kurt Schaffenberger demonstra sua habilidade como narrador gráfico. Dono de um traço limpo, com linhas arredondadas e maravilhosamente moduladas, imprime aos seus personagens um visual caricato bastante agradável. Foi um dos grande artistas da Fawcett, da Marvel e da DC. Na última, estabeleceu aquele que seria o visual de Lois Lane. Tanto seus críticos quanto seus admiradores destacam o fato de ele conservar seu estilo praticamente inalterado por décadas.
O almanaque é recheado de extras, há instruções detalhadas de como desenhar os personagens da família Marvel, dadas pelo próprio C. C. Beck, um pôster gigante (52 x 35 cm) com os heróis e ainda belíssimos pin-ups com Mary Marvel e Capitão Marvel Jr.
Na terceira capa, uma bela gravura de Mary Marvel para colorir e na quarta, um cenário 3D para recortar (argh!) e montar.
Uma curiosidade sobre este álbum: os leitores da época o chamavam de Almanaque de Shazam, e os editores preferiam esse nome. No entanto, por motivos legais não podiam usar Shazam no título. Por isso, usaram um que ninguém usava: Almanaque de Super-Heróis acompanhada da frase Capitão Marvel exclama: Shazam, com o "grito de guerra" do herói em destaque.
Classificação: