Confins do Universo 219 - Histórias de Editor # 7: É o Lobo! É o Lobo!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

ALMANAQUE DISNEY DE CARNAVAL # 1

30 maio 2009


Autores: Vários (roteiros e desenhos).

Preço: Cr$ 100,00 (preço da época)

Número de páginas: 80

Data de lançamento: Fevereiro de 1982

Sinopse: Coletânea de histórias carnavalescas com Zé Carioca e outros personagens de Walt Disney.

Positivo/Negativo: Objeto de desejo dos colecionadores dos quadrinhos da turma de Patópolis, o Almanaque Disney de Carnaval marcou época por ser um título com apenas uma edição lançada e o primeiro especial temático sobre a maior festa popular do Brasil a reunir aquela galeria de personagens.

E a seleção de histórias contribuiu bastante para tornar essa publicação um clássico.

Abrindo a edição, Carnaval em Patópolis, a única inédita da revista, apresenta um raro crossover entre vários integrantes dos núcleos da Família Pato, do Zé Carioca e do Mickey, com a participação de vilões como Mancha Negra e Patacôncio.

Nessa aventura produzida no Brasil por Ivan Saidenberg (roteiro) e Euclides K. Miyaura e Roberto O. Fukue (desenhos), toda a turma se reúne num baile carnavalesco promovido pelo Tio Patinhas e organizado por ninguém menos que o papagaio malandro, "importado" do Rio de Janeiro exclusivamente para esse fim.

Mais dez histórias, a maioria do Zé Carioca e nove delas brasileiras, completam a edição, como as ótimas Zé do Carnaval, da celebrada dupla Ivan Saidenberg e Renato Canini, e Zorrinhos contra os Abóboras, de Saidenberg e Carlos Edgard Herrero.

O grande destaque, entretanto, é O Rei do Carnaval, retirada dos primeiros arcos de páginas dominicais do Zé Carioca, escrita e desenhada por Carl Buettner em 1942.

Além da lombada quadrada e da capa cartonada, um luxo para os formatinhos da época, Almanaque Disney de Carnaval # 1 também chamou atenção nas bancas por outro detalhe: uma máscara do Zé Carioca, que seguia de brinde em cada exemplar e possivelmente "bombou" em muito baile infantil naquele ano.

Reler este raro gibi traz um gosto diferente para quem, com o perdão do trocadilho, sente saudade de outros carnavais, quando sempre era possível encontrar nas bancas um especial temático dos quadrinhos Disney em celebração a uma data ou evento importante.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA