ALMANAQUE DO BRASINHA #1
Título: ALMANAQUE DO BRASINHA #1 (Editora Vecchi)
Autores: não creditados
Preço: Cr$ 45,00 (preço da época)
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Novembro de 1980
Sinopse: Diversas histórias com o diabinho Brasinha, o gigante Miudinho e diversos personagens coadjuvantes.
Positivo/Negativo: As décadas de 1970 e 1980 foram generosas com os leitores de quadrinhos infantis e infanto-juvenis. Havia dezenas de material em bancas, no geral, com boa qualidade.
Era o caso dos personagens da Harvey Publications, alguns bem conhecidos até hoje, inclusive com adaptações para o cinema: Riquinho, Gasparzinho, Brasinha, Bolota, Brotoeja, Tininha, Gansola e outros - a maioria publicada em algum momento no Brasil.
Brasinha saiu por aqui pela editora Cruzeiro e depois pela Vecchi. As histórias não vinham com créditos. Entre os responsáveis pelas HQs, estão Warren Kremer, criador do personagem, e Howard Post.
Quanto a este almanaque, as tramas são bem divertidas, algumas bastante originais. Era comum Brasinha interagir com elementos vivos, como um povo do Fogo, por exemplo.
Ainda que o personagem seja um diabinho, as tramas não tinham como incomodar nenhum adepto de qualquer religião que fosse. E mesmo que, vez ou outra, Brasinha tentasse fazer alguma maldade, sempre se dava mal.
Aliás, a época era farta em personagens infantis baseados no "capeta", como o brasileiro
Satanésio e o Labareda (Edizioni Bianconi, Itália), este último também publicado pela Vecchi.
Outro destaque deste almanaque é o gigante Miudinho, inspirado em Gulliver e na cidade de Liliput, sempre bem intencionado e causando inadvertidamente problemas ao pessoal pequenino com o qual convive.
Com diversos coadjuvantes memoráveis, como Tia Faísca e Noelita, além de ogros, trolls, bruxas, duendes e outros tipos fantásticos, Brasinha com certeza teve um grande número de leitores. Para saudosistas, fica a lembrança.
Classificação: