Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

ALMANAQUE DO PELEZINHO # 1

1 dezembro 2010

ALMANAQUE DO PELEZINHO # 1

Editora: Abril - Edição especial

Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (texto e arte).

Preço: Cr$ 130,00 (preço da época)

Número de páginas: 80

Data de lançamento: Junho de 1982

 

Sinopse

Seleção de diversas histórias em quadrinhos de Pelezinho e sua turma.

Positivo/Negativo

Entre as décadas de 1970 e 1980, a produção de quadrinhos infanto-juvenis no Brasil foi um dos grandes momentos da história da Nona Arte em nosso país.

Foram dezenas de revistas disputando espaço em banca, com personagens nacionais e estrangeiros. Turma da Mônica, Disney, Luluzinha, Riquinho, Turma do Cacá e muitos outros faziam a festa dos leitores e colecionadores, à época, com um trabalho de qualidade.

Dentre tantas opções, uma parceria de peso não podia dar errado. Afinal, o maior jogador de futebol de todos os tempos nas mãos do principal quadrinhista brasileiro de todos os tempos só podia dar certo. E foi o que aconteceu.

Pelezinho foi publicado em formato de tiras, revistas e almanaques em quadrinhos, com o personagem e seus amigos inspirados na infância do Rei do Futebol - confira aqui uma matéria de Marcus Ramone contando como foi essa empreitada.

Este primeiro almanaque trouxe uma ótima seleção de histórias, além de outros destaques, como as dicas do Pelé para controle de bola, como dar uma bicicleta e como bater pênaltis. Portanto, tem muito jogador dos dias atuais que podia aprender algo lendo este almanaque...

Nas HQs, uma verdadeira seleção de histórias divertidas. Os apuros dos garotos para defender o cãozinho Rex da carrocinha, os problemas com os palavrões do Cana Braba, os perrengues do Pelezinho para namorar Neusinha, os planos de Jão Balão para ser o melhor jogador de futebol e as presenças de Frangão, Bonga, Samira e outros coadjuvantes.

E são justamente os coadjuvantes que trazem algo a mais para as HQs de Pelezinho, todos com seu "jeitão" de divertidos personagens brasileiros, cujos estereótipos lembram em algum momento os amigos de infância de todos nós.

Há algum tempo, foi anunciada a possibilidade da republicação das revistas do Pelezinho, fato que, até o momento, não se concretizou. Pena, pois, por sua qualidade, as histórias mereciam ser conhecidas pelas novas gerações - e a publicação da série Turma da Mônica - Coleção Histórica deixou em aberto essa possibilidade.

Bem que Pelé poderia dar fazer mais esse gol de letra e, junto com Mauricio de Sousa, trazer essa série de volta para as bancas. Enquanto isso, amantes do bom futebol e das grandes HQs ficam na torcida.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA