ALMANAQUE O HOMEM-ARANHA 1971
Título: ALMANAQUE O HOMEM-ARANHA 1971 (Ebal) - Almanaque
anual
Autores: Homem-Aranha - Stan Lee (história) Steve Ditko e Art Smer (desenhos);
Quarteto Fantástico - Stan Lee (história) e Jack Kirby (desenhos).
Preço: Cr$ 2,00 (preço da época)
Número de páginas: 96 (em preto-e-branco)
Data de lançamento: 1971
Sinopse: Histórias clássicas do Homem-Aranha. Aqui se vê o jovem Peter Parker cheio de problemas financeiros e existenciais, um adolescente com dificuldades de relacionamento e que tem nos estudos a única válvula de escape.
Ao longo do almanaque, Peter sofre com sua tia convalescendo num hospital e com as investidas de Betty, a linda secretária do Clarim Diário. Para piorar, o jovem fotografo é constantemente atormentado por J. J. Jameson.
O Aranha enfrenta o Dr. Octopus e Kraven, personagens clássicos que figuram entre seus mais bem bolados inimigos. Aparece ainda o Dr. Connors, alter ego do terrível Lagarto.
A história do Quarteto evidencia o lado oposto da realidade de Peter. Seus heróis são invejados, famosos, ricos e populares, e transmitem a imagem da família feliz. A tristeza com o drama pessoal do Coisa é abafada pela candura de Sue, as galhofadas de Johnny e até com os gracejos do Sr. Lumpkin, o carteiro do edifício Baxter, com sua fabulosa habilidade de sacudir as orelhas.
A trama começa mostrando a popularidade do grupo entre a população e conclui com um resumo dos principais acontecimentos na vida dos heróis até então, sua origem e principais aventuras.
Positivo/Negativo: Nesta edição é mostrado o inicio do interesse da popular Gwen Stacy pelo nerd Peter Parker. Muitos dos novos leitores não conhecem a bela jovem, o primeiro grande amor da vida do herói e a importância que a vida e morte tiveram na formação da personalidade do Aranha.
Como era normal nas histórias da época, a trama é contada de forma melancólica, sofrida, evidenciando os pontos mais comuns e humanos da personalidade do aracnídeo
É interessante comparar os estilos de desenho de dois dos maiores ícones dos quadrinhos estadunidenses e mundiais. É um privilégio poder folhear páginas assinadas por Ditko e Kirby.
Classificação: