Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

ALMANAQUE TEX # 41

1 dezembro 2011

ALMANAQUE TEX # 41

Editora: Mythos - Edição especial

Autores: Mauro Boselli (roteiro) e Giacomo Danubio (desenhos) - Originalmente em Almanacco del West 2011.

Preço: R$ 7,90

Número de páginas: 112

Data de lançamento: Abril de 2011

 

Sinopse

A cidade do mal - Na pequena cidade de Waco, os rangers Tex e Carson, acompanhados de Kit Willer e Jack Tigre, prendem o assassino de um jovem índio navajo e, levando duas testemunhas do crime, seguem em viagem para Gallup, a fim de entregar o bandido às autoridades.

Mas o irmão do assassino, Daniel Mason, um rico e influente comerciante da cidade habitada em sua maioria por facínoras, contrata uma quadrilha de pistoleiros para impedir Tex e seus pards de realizar a missão.

Começa, então, uma caçada humana que resulta em derramamento de sangue em ambos os lados da contenda.

Positivo/Negativo

Se você nunca assistiu a um filme de "faroeste spaghetti", basta ler esta aventura especial de Tex para conhecer os elementos pelos quais o bangue-bangue à italiana ficou marcado nesse gênero cinematográfico.

A história, até então inédita no Brasil, exala de imediato um clima de cinema, destacado pelos desenhos de Giacomo Danubio, que estreou aqui no universo de Tex.

Com uma arte em estilo sóbrio, Danubio impressiona nos traços leves que permitem mostrar os detalhes de anatomia humana, roupas, cenários e animais, dominando luz e sombra com tanta desenvoltura que nem seria necessário indicar nos recordatórios as transições entre sol a pino, entardecer, noite alta e a penumbra do raiar do dia.

Outras citações ao cinema de faroeste surgem na figura de dois bandidos com as fisionomias dos atores Robert Redford e Bud Spencer (que fez algumas comédias western e nesta HQ também se chama Bud).

Continuando as referências, no primeiro quadro da página 23 os quatro pards estão posados no melhor estilo Sete homens e um destino. Os mais observadores poderão até mesmo notar que, na cena, Tex emula John Wayne no jeito de andar.

Da mesma forma, o roteiro de Mauro Boselli faz essa saborosa viagem aos clássicos filmes de bangue-bangue, mostrando heróis durões e implacáveis que não sofrem sequer um arranhão em meio a saraivadas de balas e não desperdiçam tiros para longe dos corpos dos inimigos.

O sentimento de vingança que norteia mocinhos e bandidos em toda a violência quase palpável da HQ é responsável por uma trama tensa, movimentada e recheada dos principais e indissociáveis elementos de uma boa história de faroeste - como emboscadas, massacres, índios bons e maus e "cheiro" de pólvora e sangue -, incluindo o maniqueísmo torto que às vezes coloca o bom e o malvado na mesma cartucheira.

O ato final desta aventura épica é emblemático.

A sequência da volta dos pards à cidade de Waco, que os esperava com dezenas de homens armados e dispostos em pontos estratégicos, mostra os heróis atravessando a rua principal a galope, recebidos por balas de todos e lados e, mesmo assim, derrubando um por um os pistoleiros.

Quando Tex, montado em seu cavalo, invade o empório de Daniel Mason atravessando a vidraça, já não restam dúvidas de que A cidade do mal é nada menos que um "filme em quadrinhos". E dos melhores.

The end.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA