ALMANAQUE TURMA DA TINA # 1
Título: ALMANAQUE TURMA DA TINA # 1 (Editora Globo) - Revista bimestral
Autores: Estúdios Maurício de Sousa (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 3,20
Número de páginas: 72
Data de lançamento: Março de 2004
Sinopse: Republicação das melhores histórias com a Turma da Tina.
Positivo/Negativo: Criada em 1964, a jovem Tina está completando 40 anos de idade, mas continua com aquele corpinho de 18 e as antenas ligadas à juventude do novo milênio.
Da origem hippie com visual de pré-adolescente insossa até as formas e a sensualidade de ninfeta que adquiriu há cerca de três décadas, a personagem sempre foi presença constante nas revistas da Turma da Mônica e sucesso incontestável entre os públicos infantil e juvenil.
Assim sendo, o Almanaque Turma da Tina veio no momento ideal. Com títulos como Peach Girl (japonês, pela Panini Comics) e Witch (italiano, pela Editora Abril) invadindo as bancas do Brasil e conquistando o público juvenil feminino, nada melhor que uma personagem genuinamente brasileira estrelando sua própria revista.
Embora a edição de estréia aponte para essa linha (das 13 histórias, sete tratam de problemas amorosos de Tina ou de seus amigos, Rolo, Pipa e Zecão, e as restantes abordam temas como regime e mudança de penteado), o gibi é fácil de ser digerido pelo público masculino, pois o humor ridiculariza os (maravilhosos) estereótipos femininos, e as situações cotidianas dos personagens são uma deliciosa volta à juventude para qualquer marmanjo saudosista.
Há alguns detalhes na revista, porém, que podem não significar nada para leitores ocasionais, mas que irritam os colecionadores: a falta do número da edição na lombada, bem como a ausência de numeração nas páginas e dos códigos nas histórias (que indicam o ano e a edição original em que foram publicadas).
No mais, o almanaque passou no teste. Agora, só resta esperar que tal iniciativa abra as portas para o lançamento de outros títulos, como o tão aguardado Turma do Penadinho. Não custa sonhar.
Classificação: