AMAZING SPIDER-MAN # 30 (antigo # 471)
Título: AMAZING SPIDER-MAN # 30 (antigo # 471) (Marvel Comics) - Revista mensal (Inédito no Brasil)
Autores: J. Michael Straczynski (texto), John Romita Jr. (desenhos), Scott Hanna (arte-final) e Dan Kemp & Avalon Studios (cores)
Preço: U$ 2.25
Data de lançamento: Abril de 2001
Sinopse: Peter Parker vive um momento conturbado. Mary Jane o abandonou e ele mudou de apartamento, ou seja, o caos tradicional na vida do Homem-Aranha.
Num momento de nostalgia, Peter visita sua antiga escola e descobre que muita coisa mudou.
É neste contexto que Peter se encontra com Ezekiel, um homem de aproximadamente cinqüenta anos, que, de certa forma, faz Peter se recordar de seu tio Ben. Mas o mais impressionante é que ele sabe quem é o Homem-Aranha, de seus poderes e, mais ainda, parece ter as mesmas habilidades.
O Aranha e Ezekiel percorrem a cidade numa espécie de jogo de gato e rato entre os arranha-céus. Peter, perplexo, tenta arrancar algumas respostas, mas tudo que consegue é uma nova pergunta, antes que Ezekiel desapareça: "Foi a radiação que deu os poderes à aranha que mordeu Peter, ou a aranha já tinha os poderes e morreu devido à radiação?"
Como se este encontro já não fosse bastante enigmático, surge Morlun, um novo e misterioso inimigo para o Homem-Aranha.
Positivo/Negativo: Ótima estréia do aclamado roteirista do seriado de Babylon 5. Depois de um loooongo e tedioso período onde só os fãs mais fanáticos ou os incautos conseguiam ler a revista do Aranha, ela finalmente volta a ser interessante.
O problema é que Straczynski toma um caminho arriscado, que pode tanto ser excelente quanto lamentável, pois está mexendo na origem do personagem, uma coisa que poucas vezes funcionou na história do quadrinho americano. Algumas das exceções são Batman: Ano Um, do Miller; Monstro do Pântano, de Alan Moore, Legião dos Super-Heróis, de Keith Giffen; todos da DC, cujos personagens tradicionais são, quase sempre, muito mais velhos que os da Marvel.
A "Casa das Idéias" tentou reiniciar vários de seus personagens do zero, com a serie Heróis Renascem (Heroes Reborn, no original) e, depois de 13 edições, todos retornaram ao Universo Marvel tradicional. John Byrne recentemente escreveu uma reformulação do Homem-Aranha, o Spider-Man Chapter One, mas a série não foi bem aceita pelos fãs.
Resta torcer para que o trabalho atual tenha sucesso.
Classificação: