ANGELIC LAYER # 5
Título: ANGELIC LAYER # 5 (Editora
JBC) - Revista mensal
Autores: Grupo Clamp (texto e arte).
Preço: R$ 9,80
Número de páginas: 184
Data de lançamento: Fevereiro de 2006
Sinopse: Nesta última edição, Misaki precisará provar todas suas habilidades como deusa para poder entrar no hall da fama dos jogadores de Angelic Layer.
Mas não são apenas batalhas físicas que a personagem enfrentará. Sua maior prova envolverá seu coração.
Positivo/Negativo: As lutas desta edição são apenas mais do mesmo. Misaki enfrenta adversários poderosos e vence aquele que consegue empregar a melhor tática.
Entretanto, em certa altura do mangá fica claro que não é apenas uma história sobre batalhas que as autoras querem contar. Antes de tudo, Angelic Layer é um conto sobre as diversas formas de amar.
O talento com que o assunto é abordado pode ser questionado. Talvez para transformar o mangá em mais um produto economicamente rentável, o estúdio tenha aberto mão de certas idéias, escondido certos conceitos e inserido alguns lugares-comuns.
Por exemplo, para tratar de algo sério, como o abandono de uma filha por uma mãe com provável depressão foi usado o artifício cômico que alivia o peso do assunto.
Para se falar sobre o amor de um homem por uma mulher casada, pequenas mensagens subliminares aparecem durante alguns diálogos.
Mas vale dizer que não parece ser por acaso que a história trate do amor de crianças e adultos por robôs. Em uma época como a nossa, em que a máquina é por vezes mais exaltada que o ser humano, qualquer semelhança não é mera coincidência.
Não é a primeira vez que o CLAMP fala de contextos sérios fingindo estar contando apenas uma história para crianças. Homossexualismo, depressão, insanidade e muitos outros assuntos já foram abordados em suas páginas de maneira cuidadosa.
Então, se por um lado suas histórias pecam pelo excesso de clichês; por outro merecem uma releitura atenta, para se perceber do que realmente aquelas doces e supostamente inocentes crianças estão falando.
Classificação: