Confins do Universo 217 - Snikt! Wolverine: o melhor naquilo que faz!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

APENAS UM PEREGRINO - O JARDIM DO ÉDEN

1 dezembro 2003


Autores: Garth Ennis (argumentos) e Carlos Ezquerra (desenhos).

Preço: R$ 25,00

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Julho de 2003

Sinopse: A Terra está desolada e a população quase dizimada desde que o Sol se expandiu, no que ficou conhecido como a Labareda. Pequenos grupos tentam sobreviver como possível, sendo que um deles recriou um ambiente ameno para viver, um novo jardim do Éden.

Esse paraíso existe bem abaixo da superfície, mas está cada vez mais difícil para as pessoas continuar vivas. Por isso, planejam abandonar não só o lugar, mas todo o planeta.

Para a sorte - ou maldição - delas, surge o Peregrino.

Positivo/Negativo: O Peregrino está de volta neste segundo álbum da Devir. A premissa é a mesma, mas o autor decidiu dar um fim às aventuras do personagem.

O futuro apocalíptico mostrado na edição é hostil, e a sobrevivência da raça humana está cada vez mais ameaçada. Predadores e mutações estão dizimando um grupo de pessoas, que já possuem um plano para abandonar o lugar.

O Peregrino possui uma visão distorcida de Deus e da Bíblia, um assunto que Garth Ennis gosta de explorar. É possível ver isso em outros de seus trabalhos, como Preacher e Justiceiro (lembra-se do padre assassino?).

A trama possui várias referências ao álbum anterior, mas mesmo assim é possível acompanhar sem muitas dificuldades, pois tudo é relembrado durante a história. A trajetória do Peregrino começa com uma fé quase cega a Deus, e termina com ele não acreditando mais num ser superior, mas sim no próprio homem.

É curioso notar que o personagem só consegue alcançar a redenção que tanto procurava ao desprezar tudo aquilo que o guiou nos últimos anos, a Bíblia, para honrar a memória de uma simples criança que acreditou nele.

Ao mesmo tempo, o final do álbum é também um novo começo. Duas pessoas partem em busca de um lugar melhor, os novos Adão e Eva, responsáveis pela sobrevivência da raça humana.

A edição da Devir está muito caprichada, e conta ainda com uma galeria de arte com ilustrações de vários artistas, como Dave Gibbons, J. G. Jones, John McCrea e outros.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA