The Arrival
Editora: Scholastic - Edição especial
Autor: Shaun Tan (roteiro e arte).
Preço: US$ 19,99
Número de páginas: 128
Data de lançamento: Outubro de 2007
Sinopse
Um pai de família descontente com as condições de vida no seu país é obrigado a se expatriar para outro continente, uma "terra de oportunidades".
Positivo/Negativo
O tema parece o velho clichê dos imigrantes deixando sua família para trás, singrando o mar na esperança de encontrar trabalho e poder dar condições melhores para esposa e filhos.
Mas a história contada apenas pelo uso das imagens do australiano Shaun Tan é bela, sensível, inteligente e estranha ao mesmo tempo.
Tan é mais conhecido lá fora por ser ilustrador e autor de livros infantis, além de produzir cartuns políticos e de western.
Não à toa, ganhou vários prêmios ao redor do mundo, incluindo o de melhor álbum emAngoulême e melhor livro ilustrado pelo New York Times, no ano de seu lançamento.
O que dá autoridade ao ilustrador para relatar essa fábula é a inspiração na sua própria vida: seu pai, nos anos 1960, se mudou da Malásia para a Austrália para vislumbrar dias melhores.
A bela arte expressionista, em tons variantes de sépia e cinza, é um espetáculo à parte. Obriga o leitor a demorar mais nos detalhes das silenciosas páginas.
Como poucos, o quadrinhista mostra que sabe ditar o ritmo da narrativa, seja por muitos quadros em uma única página, para denotar o repetitivo trabalho industrial ou a passagem das estações; seja em páginas inteiras para demonstrar a solidão, o horror ou o momento de confraternização entre os personagens.
Mas o que torna realmente a obra um primor é o poder de sintetizar as imagens para retratar características e simbologias que muitos escritores demorariam páginas e mais páginas para descrevê-las na prosa comum.
Quando a mulher e filha do imigrante acompanham-no pelas ruas, se percebe formas, tentáculos e sombras enormes de "monstros" pairando pela cidade. Uma maneira perspicaz (e assustadora!) de subentender as dificuldades que se movem e envolvem sorrateiramente no local. The Arrival é uma prova da universalidade linguística da nona arte.
Na chegada de navio ao novo país, o homem se depara com uma baía bem semelhante à de Nova York, divergindo pelos monumentos e (esquisitos) animais que sobrevoam os céus. O caráter fantástico do álbum ganha contornos mais incisivos.
É outro universo: arquitetura, fauna, tecnologia, língua/escrita, clima e pessoas totalmente reinventadas nesse "admirável mundo novo" em que Shaun desnuda em suas páginas.
Outra atração é o tratamento na diagramação. Quando o protagonista encontra uma imigrante oriental, ela mostra seu visto e, a partir da sua foto, mais nova, o flashback de sua vida no país de origem é contado como se fossem retratos envelhecidos.
O livro foi publicado pela norte-americana Scholastic. Capa dura com aplique de verniz, formato grande (22 x 30 cm) e páginas em couché de altíssima gramatura, além de um belo trabalho gráfico de design. Tudo à altura do conteúdo.
Uma verdadeira obra-prima, que deixa os leitores amantes - ou não - de quadrinhos de boca aberta e sem palavras. Em qualquer parte do mundo.
Classificação