ARTEMIS FOWL – O MENINO PRODÍGIO DO CRIME
Autores: Eoin Colfer (argumento original), Eoin Colfer e Andrew Donkin (adaptação), Giovanni Rigano (arte) e Paolo Lamanna (cores).
Preço: R$ 23,00
Número de páginas: 120
Data de lançamento: Outubro de 2008
Sinopse: Artemis Fowl é um adolescente que comanda um verdadeiro império criminoso, herdado do pai, graças à sua inteligência prodigiosa.
Mas quando ele descobre que existe um mundo encantado escondido sob a Terra, arquiteta um plano definitivo para restituir a fortuna dos Fowl.
Positivo/Negativo: Quando o livro de Eoin Colfer sobre o jovem criminoso foi lançado, muitos chegaram a comparar Artemis Fowl a Harry Potter, tanto pelo tema (mundo de fantasia, recheado de seres fantásticos) quanto pelo carisma de seus personagens.
No entanto, a série trilhou seu próprio caminho, continuou sendo lançada e já possui fãs no mundo inteiro.
A adaptação em quadrinhos faz jus à história original. Como o roteiro foi adaptado em parceria com Colfer, nada de importante foi suprimido. Além disso, os autores incluíram fichas com dados sobre a trama e os personagens no início de cada capítulo, facilitando a compreensão.
A história merece elogios, tanto pelo clima alternativo dado a um tema tão batido como a mitologia de seres fantásticos, quanto pela criação de personagens tão carismáticos. Apesar de Artemis ser o protagonista, todos cativam o leitor.
A arte de Rigano é competente, com belos cenários e caracterizações de personagens. O desenhista criou um ambiente sombrio na medida certa, capaz de cativar leitores jovens e adultos.
A harmonia entre tons claros e escuros criada por Lamanna só reforça o valor dos desenhos de Rigano.
A única ressalva fica por conta da falta de ousadia na arte. A trama se desenvolve em quadrinhos pequenos e, quando muito, em tiras horizontais. De qualquer maneira, não chega a ser um problema e nem atrapalha a história.
Uma ótima história em quadrinhos que promete agradar fãs do livro e novatos, leitores adultos e jovens.
Classificação: