ARTHUR - UMA EPOPÉIA CELTA # 1
Título: ARTHUR - UMA EPOPÉIA CELTA # 1 (Ediouro)
- Série Mensal em sete partes
Autores: David Chauvel (roteiro) e Jérôme Lereculey (desenhos).
Preço: R$ 5,90
Número de páginas: 64
Data de lançamento: Junho de 2005
Sinopse: Nesta primeira edição, intitulada Merlin, o Louco, é narrado o início de uma das mais conhecidas sagas literárias, na versão dos franceses Chauvel e Lereculey.
Merlin, o personagem escolhido, foi tão importante quanto o próprio Rei Arthur em todo o ciclo de contos da Távola Redonda e sua história ajuda a introduzir o leitor no mundo que antecedeu a unificação da atual Inglaterra.
Positivo/Negativo: O formato grande da edição, pouco maior que o americano, ajuda a exibir melhor a arte de Lereculey. Já o texto de Chauvel descreve vários personagens, fatos e detalhes do período sem ser cansativo.
A tradução do jornalista Léo Schlafman, conforme informado num glossário no início de cada história, manteve os nomes dos personagens aos quais estamos acostumados.
O conjunto formado pelos ingredientes acima ajudaram muito a edição como um todo. O roteiro flui com facilidade e a ausência abusiva de termos de época evitou que o texto se tornasse "pesado". Os belos desenhos, ricos em detalhes, completam este primeiro volume, de um total de sete.
E mesmo quem nunca tenha ouvido falar das lendas de Arthur está bem servido, com as bem-vindas matérias que ajudam a contextualizar o leitor sobre o que existe na mídia em geral a respeito do rei bretão.
Um ponto negativo são os balões dos personagens, que foram desenhados quadrados. Isso atrapalha um pouco a leitura por se confundirem com os recordatórios da narração, estes sim, tradicionalmente neste formato.
Classificação: