Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Reviews

AS AVENTURAS DE TINTIM - OS CHARUTOS DO FARAÓ

1 dezembro 2007


Título: AS AVENTURAS DE TINTIM - OS CHARUTOS DO FARAÓ (Companhia das Letras) - Edição especial

Autor: Hergé (texto e arte).

Preço: R$ 34, 50

Número de páginas: 64

Data de lançamento: Novembro de 2006

Sinopse: Levados por um egiptólogo excêntrico, Tintim e Milu saem em busca do túmulo perdido do faraó Ki-Oskh, nas areias do deserto do Cairo.

Mas a descoberta arqueológica é apenas a fachada de uma perigosa rede internacional de traficantes, que esconde em seus porões caixas e mais caixas de misteriosos charutos.

Para salvar a própria pele e desmascarar a quadrilha, Tintim e Milu velejam de sarcófago (isso mesmo!), cruzam o deserto a pé, pilotam um avião e até andam de elefante, entre outras peripécias pelo Oriente.

Positivo/Negativo: É só fazer uma breve pesquisa na internet para encontrar a frase "Hergé era considerado o Walt Disney europeu". Quem foi o primeiro a fazer tal comparação, ou se ela é ou não justa, não vem ao caso. Mas realmente não é difícil, para quem se acostumou a ler as tramas de mistério dos gibis do Mickey Mouse ou as aventuras do Tio Patinhas, não lembrar dos personagens Disney (em HQs feitas por autores como Carl Barks e Floyd Gottfredson) com a leitura de As Aventuras de Tintim.

Com um detalhe: as aventuras de Tintim são anteriores às dos personagens Disney.

Com muito bom humor e um texto dinâmico, Hergé criou um personagem e aventuras cativantes para qualquer idade. Afinal, seja criança ou adulto, a capacidade de se divertir sempre estará presente. E quem não se diverte ao ver Tintim aprendendo o "elefantês"?

O quadro fica completo com a ação retratada no estilo da "linha clara", um modo de desenhar caracterizado pela ausência de sombras (do qual Hergé foi difusor), criando uma atmosfera perfeita para a história: precisa, agradável, encantadora. As cores estão bastante vivas, o que também é ótimo.

A edição da Companhia das Letras é impecável. Além de proporcionar bons momentos de diversão, embeleza e enriquece qualquer gibiteca. Mas o preço assusta o leitor acostumado a revistas de bancas.

Vale ressaltar que é neste álbum que Rastapopoulos começa a ocupar um papel importante. Além disso, é a aventura em que Tintim conhece os hilários detetives Dupond & Dupont.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA