AS MELHORES HISTÓRIAS DO BIDU
Autores: Estúdio Mauricio de Sousa (textos e desenhos).
Preço: Variável (disponível apenas em sebos e sites de leilão)
Número de páginas: 48
Data de lançamento: 1991 (1ª edição) e 1995 (2ª edição)
Sinopse: Seleção de oito das melhores histórias do cãozinho Bidu, primeiro personagem de Mauricio de Sousa, em uma edição de luxo com capa cartonada, papel especial e formato grande.
Positivo/Negativo: Se para Walt Disney tudo começou com um rato, com Mauricio de Sousa o início foi com um cachorro azul.
Símbolo da Mauricio de Sousa Produções, o personagem está comemorando
50 anos de vida editorial, assim como seu dono
- ou melhor, criador.
Este especial, lançado em meados da década passada fez parte de uma série da L± que tinha ainda Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão, Chico Bento, Tina e Penadinho na coleção.
Além do texto introdutório, que conta a origem do Bidu e descreve sua personalidade, a edição apresenta aos leitores uma seleção de histórias que por si só mostram quem é o personagem.
Por ali desfila o Bidu tradicional agindo como um cachorro normal obediente (ou não) ao Franjinha e do qual apenas latidos saem de sua boca; o que conversa inteligente e filosoficamente com objetos e animais; aquele que discute e se irrita com o Bugu (o "porre" amarelo em forma de cão, aparecendo aqui em duas versões: a quadrúpede das primeiras HQs e a bípede atual); o esperto, que não se deixa lograr, e o ingênuo, que entra em fria; e o ator das histórias em que atua.
Trocando em miúdos, uma amostra da diversidade de conceitos que faz do personagem uma atração para todas as idades. Cada um tem o seu Bidu preferido e é até fácil gostar de todos.
Também diversificados são os estilos gráficos das histórias do álbum. Há aventuras antigas desenhadas por Mauricio e outras com traços menos ou mais "rechonchudos", como a contemporânea O cão mais poderoso do mundo, a melhor da edição, em que Bidu encontra "Shazum" e "Billy Vatsom" - paródias de Shazam e Billy Batson, personagens da DC Comics - e se transforma numa versão canina do Capitão Marvel.
E vale destacar A volta do velho Rinti, na qual o famoso cão dos filmes de faroeste, Rin Tin Tin, está aposentado e procura Bidu para pedir emprego em suas histórias em quadrinhos.
Finalizando a edição, uma breve biografia de Mauricio de Sousa, destacando sua então recente mudança de editora - da Abril para a Globo.
As Melhores Histórias do Bidu foi publicada muito antes do tempo. Afinal, com essa cara e qualidade, é uma coletânea que poderia ter sido lançada para comemorar o cinquentenário que o personagem ora completa.
Classificação: