Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

AS MELHORES TIRAS DE NICO DEMO

1 dezembro 2001

As Melhores Tiras de Nico Demo
Título: AS MELHORES TIRAS DE NICO DEMO (Editora Globo) - Edição Especial

Autores: Mauricio de Sousa (texto e arte).

Preço: R$ 16,00

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Maio de 2003

Sinopse: Álbum que reúne 182 tiras do personagem Nico Demo, de Mauricio de Sousa, publicadas nas décadas de 1960 e 70, no Jornal da Tarde.

Bastante polêmico, o garotinho endiabrado esteve "na gaveta" por quase 30 anos, até ser lançado durante a XI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Positivo/Negativo: A imensa maioria dos leitores com menos de 20 anos, possivelmente jamais ouvir falar de Nico Demo. Imaginar, então, que Mauricio de Sousa tenha entre suas crias um personagem tachado como "politicamente incorreto" é algo impraticável! Mas é verdade!

Quando Nico Demo estreou, em 4 de janeiro de 1966, junto com o, na época, recém-inaugurado Jornal da Tarde (do mesmo grupo do O Estado de S. Paulo), o Brasil vivia os tempos nada saudosos do AI-5 e da censura.

Talvez por isso, Mauricio resolveu fugir aos estereótipos "bonzinhos" que já marcavam sua carreira. Nico Demo era diferente! Segundo o autor, ele era "antítese dos personagens que fazem tudo dar certo no final".

E Mauricio conseguiu seu intento. Nico Demo não poupava seus coadjuvantes nunca, e colocando os outros em encrencas, muitas vezes, até com um toque de crueldade.

Até a narrativa era diferente da que Mauricio adotava. Todas as tiras eram "mudas", ou seja, nunca traziam texto. O traço do personagem era serrilhado, o que dava um aspecto mais "malvado" para Nico Demo.

O fato é que, na época, Nico Demo foi "cassado" pelos leitores do jornal, que consideravam suas tiras ofensivas. Depois disso, Mauricio o abandonou.

Sinal dos tempos! Hoje, perto de outros personagens, como Bart Simpson ou os garotos de South Park, Nico Demo seria quase um anjo.

No álbum, as tiras estão dispostas fora de ordem cronológica, mas isso não dificulta em nada a compreensão. Mesmo assim, é curioso notar que várias piadas têm praticamente os mesmos temas, com pequenas variações.

Para os leitores mais "velhinhos" esta edição representa a chance de rever Nico Demo; e para os mais jovens traz a rara oportunidade de conhecer um "outro" Mauricio de Sousa. Ponto para a Editora Globo pela ótima iniciativa!

Classificação: - Sidney Gusman

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA