AS ORIGENS SECRETAS - SUPERVILÕES
Autores: O homem do capuz vermelho (sem créditos);
Como Luthor conheceu Superboy - Al Plastino (desenhos);
O Homem mais frio da Terra - John Broome (história), Carmine Infantino e Frank Giacoia (desenhos);
Capitão Marvel - Charles Clarence Beck (desenhos);
A origem do Terra-Man - Cary Bates (história) e Dick Cillin e Neal Adams (desenhos).
Preço: Cr$ 20,00 (preço da época)
Número de páginas: 64 páginas coloridas formato tablóide 27 x 36 cm
Data de lançamento: 1977
Sinopse: No Almanaque são mostradas as origens de alguns dos principais vilões do Universo DC: Coringa, Lex Luthor, Capitão Frio, Dr. Silvana e o não tão cotado Terra-Man.
Destaque para a as origens do Coringa, na qual o personagem teria sido o bandido Capuz Vermelho (versão brilhantemente re-interpretada na já clássica A Piada Mortal, de Alan Moore); e de Luthor, em que o personagem teria sido um grande amigo do Superboy até que um acidente o privou de seus cabelos. Esta versão foi desconsiderada na origem pós-Crise nas Infinitas Terras assinada por John Byrne, que na época fez até uma piada com o a frase Eu nunca fui o Superboy, em razão de ter havido uma história anterior a esse mega evento (lançada aqui pela Ebal) intitulada Eu já fui o Superboy.
A Origem do Dr. Silvana, apesar de esdrúxula, combina com a realidade do Universo do Capitão Marvel da década de 1940. Um cientista brilhante é ridicularizado e vai morar em outro planeta. Após alguns anos volta para se vingar da humanidade.
A história do Capitão Frio, não conta sua origem e sim o primeiro encontro entre o vilão e o Flash (Barry Allen).
Positivo/Negativo: Esta é uma edição que vale como curiosidade, pois as esquisitices mostradas em suas páginas são difíceis de serem superadas.
As histórias são extremamente simples e, nos padrões atuais, poderiam ser consideradas pueris. Merece referência especial, a arte C. C. Beck, muito melhor que a maioria dos desenhistas de sua época. Ele possuía um estilo caricato e limpo, que casava perfeitamente com a ingenuidade das histórias do Capitão Marvel.
Outro ponto positivo é a arte de Dick Cillin, sobretudo, a ousada diagramação das páginas. A finalização de Neal Adams explicita uma de suas grandes virtudes, a habilidade em dar volume aos desenhos utilizando hachuras e a noção de luz e sombras.
Nem todos os vilões da capa do almanaque têm suas origens mostradas. Na terceira capa há um resumo, bem fraquinho, com as origens da Mulher Leopardo, Sinestro, Ladrão das Sombras e Cronos.
A Ebal chegou a lançar ainda uma segunda compilação com origens dos vilões, mas em formatinho.
Esta edição traz, nas páginas centrais, um pôster (54 x 72 cm) com a galeria de vilões e na quarta capa um cenário para montar, no qual aparecem os heróis indo de encontro a seus respectivos antagonistas.
Classificação: