Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

AS TIRAS CLÁSSICAS DA TURMA DA MÔNICA – VOLUME 1

1 dezembro 2007


Título: AS TIRAS CLÁSSICAS DA TURMA DA MÔNICA - VOLUME 1
(Panini Comics)
- Edição especial

Autores: Mauricio de Sousa e equipe (textos e desenhos).

Preço: R$ 19,80

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Setembro de 2007

Sinopse: Coletânea com as primeiras tiras da Turma da Mônica, publicadas originalmente em jornais entre os anos 1962 a 1964.

Positivo/Negativo: A história de sucesso das criações de Mauricio de Sousa começa aqui.

Reeditadas na mesma ordem cronológica de suas primeiras publicações, as 360 tiras apresentadas no primeiro volume desta coleção, a maioria produzida integralmente por Mauricio de Sousa, mostram o surgimento de personagens que, hoje, são conhecidos dentro e fora do Brasil e divertem crianças, jovens e adultos.

Em As Tiras Clássicas da Turma da Mônica, o leitor tem a oportunidade de rever - ou ver pela primeira vez - como foi a estréia de Cebolinha, Cascão, Magali, Penadinho (chamado ainda de Fantasminha) e da própria menina dentuça, que no início era apenas coadjuvante do garoto que fala "elado".

Personagens que nunca mais deram as caras (alguns até apareceram neste ano no especial Lostinho - Perdidinhos nos Quadrinhos) também podem ser vistos nesta coletânea. Mingão, Garotão, Zé Palito e outros matam a saudade dos fãs veteranos e se apresentam aos leitores mais jovens.

Entre as curiosidades deste volume está o banho que o Cascão tomou pela primeira e única vez. Embora a cena não seja mostrada, ele aparece limpo e penteado, afirmando que tomou banho como um presente do dia das mães.

Nas tiras é possível acompanhar a evolução do visual da turma, no início desengonçada e depois chegando a um estilo mais próximo do atual traço arredondado. Até mesmo a personalidade de alguns personagens está um pouco diferente do que se vê hoje.

Somando-se isso ao fato de que ler essas tiras com a grafia da época é como resgatar de um velho baú empoeirado das lembranças de um tempo longínquo, vivido ou não por quem o tem agora à mão, esta edição de estréia é um verdadeiro álbum de memórias indicado para saudosistas e um registro histórico obrigatório para quem só conhece a Turma da Mônica em gibis e em cores.

Para reforçar o clima de "viagem no tempo", diversas tiras têm piadas datadas - Mauricio as fazia quase como charges. Muitos leitores das gerações mais recentes não as entenderão, pois tratam de assuntos em voga naquela época, muitos dos quais restritos ao estado de São Paulo.

Mas, para isso, a solução foi simples: no final do álbum, há duas páginas com textos informativos sobre cada uma dessas tiras "não entendidas". E para quem acha que explicar piada tira a graça da anedota, vale registrar que, neste caso, existe um gosto especial de aprendizado que enriquece a leitura.

Em formato diferenciado, capa cartonada com detalhes em verniz, título destacado em dourado e miolo em papel especial, As Tiras Clássicas da Turma da Mônica já nasce com toda a pompa daquele item de colecionador que, como dizem os leitores de quadrinhos diante de uma publicação de qualidade ímpar, merece ser guardado no cofre.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA