Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Reviews

ASTERIX E LATRAVIATA

1 dezembro 2001

Asterix e LatraviataTítulo: ASTERIX E LATRAVIATA (Editora Record) - Edição especial (formato álbum)

Autores: Albert Uderzo (texto e desenhos)

Preço: R$ 15,00 (em média)

Data de lançamento: Julho de 2001

Sinopse: É dia de festa da aldeia gaulesa! Asterix e Obelix fazem aniversário e, para comemorar, suas mães, Pralina e Gelatina, respectivamente, vieram de Condate, especialmente para as comemorações. De presente, elas levaram um elmo e um gládio que pertencia a Pompeu, o cônsul expulso do senado de Roma por Júlio César.

Acontece que Pompeu decide recuperar seus objetos e manda seus soldados à loja de Obesolix e Astronomix, os pais de Obelix e Asterix, respectivamente. Os dois, que tinham ido "tomar algumas" antes de rumarem para a aldeia gaulesa, acabam presos.

Quando Pompeu descobre que seu elmo e seu gládio já estavam de posse dos irredutíveis gauleses, envia uma atriz fantasiada de Falbalá (uma moradora da aldeia por quem Obelix era apaixonado, mas que se casou com Tragicomix) para recuperá-los, usando seu charme.

Enquanto isso, Pralina e Gelatina fazem de tudo para casar seus "filhinhos". Em meio a uma tremenda confusão, Asterix e Obelix vão para Condate, para ver se há algum problema com seus pais. E a bagunça aumenta ainda mais!

Positivo/Negativo: Cada vez que um novo álbum de Asterix é anunciado, os fãs do personagem, no mundo inteiro, ficam em polvorosa.

Mas, depois de ler Asterix e Latraviata, fica constatado que, apesar de ser um baita desenhista, nos roteiros Uderzo não possui o mesmo talento de seu ex-parceiro, René Goscinny, que faleceu em 1977.

O enredo é fraco e há um erro grosseiro na trama: Asterix e Obelix fazem aniversário no mesmo dia? Uderzo, com certeza, esqueceu que no álbum Obelix & Companhia é narrado o aniversário APENAS do gigantesco produtor de menires.

E o mais incrível é que, na página 11, o autor coloca o romano Alambicus na história, e situa o leitor sobre a sua primeira aparição, em O Presente de César. Parece que Uderzo se lembrava mais Alambicus do que de Obelix...

Felizmente, há uma boa sacada, que faz jus às ótimas brincadeiras que sempre foram a marca registrada dos álbuns de Asterix: é quando César entrega uma estatueta de si mesmo, em ouro, para Asterix; e este a dá para Latraviata, por causa de seu talento como atriz. O imperador, indignado, diz: "Dar um César a uma atriz? Que absurdo!" Pra quem não sabe, o César é um dos principais prêmios do cinema francês!

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA