Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

ASTÉRIX ET LA RENTRÉE GAULOISE

1 dezembro 2003


Título: ASTÉRIX ET LA RENTRÉE GAULOISE (Les Éditions Albert René) - Edição Especial

Autores: René Goscinny e Albert Uderzo (texto) e Albert Uderzo (desenhos).

Preço: EUR 8,60

Número de páginas: 64

Data de lançamento:Agosto de 2003

Sinopse: Durante uma espantosa entrevista coletiva para a imprensa (já que ninguém perdeu a calma, e não houve nem sequer uma única troca de sopapos), Abracurcix, o príncipe (no sentido latino do termo, isto é, o primeiro homem, o que está cima dos outro - Por Tutatis!) da irredutível aldeia gaulesa, a única resistente à ocupação romana, apresenta ao leitores Astérix Et La Rentrée Gauloise.

Trata-se de uma edição especial, feita para o retorno de crianças francesas e belgas à escola para mais um ano letivo, que traz aventuras curtas e completas da dupla gaulesa, de 1962 a 2003. Algumas delas, durante os anos 60, publicadas na revista Pilote.

Positivo/Negativo: Esta edição é, a um só tempo, cult, ou seja, objeto de apreciação de iniciados, e, por outro lado, uma bela introdução ao universo de Asterix & Cia. (criado pela dupla Uderzo e Goscinny), para quem nunca leu um álbum dos heróis franceses.

Para estes, as aventuras curtas e intensas despertarão, sem dúvida, a curiosidade para os irrepreensíveis álbuns da melhor fase do personagem, que levou Asterix, Obelix, Idéiafix e, vez por outra, o druida Panoramix, a viagens de intensa fantasia cômica e divertida reconstrução história, pelas mais diversas localidades do vasto território conquistado pelos Império Romano.

O período em questão, século I antes da era cristã, o anos de glória de Caio Julio César (o estadista, general, poeta e historiador) forneceu à dupla de autores cenários e conflitos para aventuras que colocaram os heróis gauleses em aliança com personalidades históricas como Cleópatra; e às voltas com os costumes e particularidades dos antigos gregos, bretões, normandos, godos, ibéricos etc.

Para os fãs de longa data, há o prazer de encontrar aventuras com roteiros do insubstituível René Goscinny, autor ainda do impagável cowboy Lucky Luke (alô, leitores de western em HQs), cujo talento conseguiu um raro equilíbrio entre o humor crítico (com sátiras voltadas para o mundo contemporâneo), para os adultos; e, para as crianças, situações cômicas permeadas com muita violência inofensiva.

Entre tantas pequenas jóias que apresenta esta edição, como a versão psicodélica dos personagens, ou a que traz Asterix citando o filósofo René "Penso, logo existo " Descartes. A mais divertida é a ultima, que traz os próprios autores, no porto da Bretanha, face a face com um descendente direto de Obelix. Puro deleite!

Para aqueles que tem interesse em conhecer a versão romana e histórica da conquista da Gália, fica aqui a sugestão: há, em português, pela Ediouro, o livro Guerra Gálica, de autoria do próprio Caio Julio César.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA