ASTRO CITY # 1
Título: ASTRO CITY # 1 (Pandora Books) - Minissérie em 3 partes
Autores: Kurt Busiek (textos), Brent E. Anderson (desenhos) e Alex Ross (capa).
Preço: R$ 4,50
Data de lançamento: Janeiro de 2002
Sinopse: Sonhos - Samaritan, um dos super-heróis de Astro City, está voando, tranqüilo e sereno, "curtindo" o momento, quando, de repente, é tragado por trevas, pelo som do...despertador! Não, na verdade é o alerta de emergência. Cansado, o herói se troca e sai para sua estafante rotina diária.
Desastres, trabalho no escritório, reunião com o grupo de heróis Guarda de Honra, vilões, novamente o serviço, bandidos, catástrofes... ele faz o que pode, tudo no menor tempo possível, quase sempre medido em segundos.
Quando acaba o dia, podemos sentir o cansaço do herói!
O Furo - Elliot Mills conta para um novo jornalista um caso do inicio de sua carreira, quando teve chance de presenciar um grande furo de reportagem, ao ser a única testemunha do combate entre um grupo de heróis, a primeira Guarda de Honra, contra um terrível ser que queria invadir e dominar o mundo. Mas, na hora de publicar a história, nada acontece da maneira planejada.
Positivo/Negativo: Finalmente é lançada no Brasil a série Astro City, considerada uma das melhores publicações de quadrinhos de super-heróis da década passada.
Trata-se da primeira minissérie (em seis partes) que foi lançada nos Estados Unidos antes de virar revista de linha.
O maior diferencial é a abordagem de cada história, ora pelo ponto de vista do herói, ora do "homem comum" (vide Marvels, minissérie lançada pela Editora Abril) ou de um vilão.
A primeira história, em especial, é muito original. Samaritan é o equivalente ao Super-Homem e, caso estivesse no mundo real, sua rotina provavelmente seria a apresentada na narrativa.
Pequenos erros aparecem na segunda história. O editor pede para ser chamado de "Eliot", mas na sua mesa consta seu nome, que é "Elliot". Na página 27, há a palavra "trabaljho". Na página 27, um jornal pregado como quadro na parede apresenta, entre aspas, o título "SAMARITANO" VOADOR SALVA A CHALLENGER! Já na página seguinte e na última, a chamada não tem mais as aspas.
Nada que compromete esta ótima obra, que é uma opção para a mesmice que tem acometido a maior parte dos quadrinhos de super-heróis.
Classificação: