ATO 5
Autores: André Diniz (roteiro) e José Aguiar (arte).
Preço: Cr$ 5,00 (o preço verdadeiro é R$ 5,00)
Número de páginas: 24
Data de lançamento: Outubro de 2009
Sinopse: Um grupo de teatro tenta manter suas atividades durante o período da Ditadura Militar brasileira.
Positivo/Negativo: Ato 5 é uma daquelas revistas que correm risco de passar discretamente por este ano. O que seria uma injustiça.
A calibrada dupla André Diniz, de 7 Vidas e José Aguiar, de Quadrinhofilia, já trabalhou junta em A revolta de Canudos.
Diniz e Aguiar são dois dos melhores quadrinhistas do Brasil. Menos badalados que alguns, mais competentes que a maioria. E toda essa qualidade se reflete em uma obra como Ato 5.
Numa referência clara ao AI-5 e, também, ao último ato do teatro elisabetano, a trama é recheada de opções narrativas inteligentes. A história é contada por um personagem, anos após o fim da Ditadura.
A opção de um narrador personagem que se volta para o passado é um excelente caminho para uma análise e alguma nostalgia.
Outra grande ideia foi a história sobre um grupo teatral ser contada em um teatro, enquanto se aguarda o início do espetáculo.
O senão fica por conta de alguns diálogos entre os personagens que ficaram um pouco "duros". Já os textos do narrador têm um tom mais bem resolvido.
Quanto a trama, por mais que a Ditadura e sua repressão aos artistas sejam fundamentais para o seu andamento, o que está no foco aqui são as relações dos personagens Juan, Lorena e Gabriel, sua amizade e a tensão que existiu entre eles.
O traço personalíssimo de Aguiar está muito bem em preto e branco. E a diagramação das páginas e os enquadramentos são muito eficientes para o andamento da historia.
Além disso, Aguiar é muito bom com a expressão humana. Seus personagens usam o corpo todo para se comunicar, ganhando vida com isso e dando força às ações da história.
Outra boa sacada foi o preço na capa ser impresso em cruzeiros. Infelizmente, Ato 5 acaba logo, por ser uma história curta - o que não significa rasa. Tomara que um epílogo surja antes de fecharem as cortinas.
Classificação: