AVANTE, VINGADORES # 52
Editora: Panini Comics - Revista mensal
Autores: Vingadores - A origem (Avengers - The origin # 1 a # 5) - Joe Casey (roteiro) e Phil Noto (arte).
Thor - A verdade da história (Thor - Truth of history # 1 e # 2) - Alan Davis (texto e desenhos), Mark Farmer (arte-final) e Rob Schwager (cores).
Preço: R$ 14,99
Número de páginas: 156
Data de lançamento: Março de 2012
Sinopse
Vingadores - A origem - A primeira aventura dos maiores heróis da Terra recontada para os tempos modernos. Homem de Ferro, Thor, Homem Formiga e Vespa se unem para enfrentar a ameaça do Hulk, que está sendo manipulado por Loki.
Na outra aventura, Thor às voltas com misteriosos deuses do Egito antigo.
Positivo/Negativo
Desde o sucesso de Batman - Ano Um, clássico arco de histórias produzido por Frank Miller e David Mazzucchelli na década de 1980, as grandes editoras de quadrinhos têm o costume de recontar os primórdios de seus super-heróis. Dessa forma, artistas de renome investiram nas origens de grandes ícones, como Liga da Justiça, Lanterna Verde, Homem-Aranha e X-Men.
Com o tempo, tal recurso acabou se desgastando, já que autores de menor talento foram escalados para diversos contos no estilo "Ano um" que não conseguiam resgatar o brilho das histórias originais.
Felizmente, neste Vingadores - A origem, Joe Casey e Phil Noto apresentam um retorno às sagas memoráveis de Stan Lee e Jack Kirby, com uma mistura de ação e choque de personalidades que satisfaz.
Casey é um roteirista capaz, mas que quase não chama a atenção no disputado mercado de quadrinhos. Suas fases à frente dos X-Men e de Superman, apesar de boas, acabaram se destacando menos ao lado do trabalho de Grant Morrison e Jeph Loeb. E obras mais autorais, como Automatic Kaflka e The Intimates passaram quase despercebidas.
Sendo assim, algumas das histórias mais celebradas do autor foram justamente as minisséries revisitando o passado dos maiores heróis da Terra, que a Panini publicou em Vingadores Anual # 1 e # 2.
Nesta edição de Avante, Vingadores, são reunidas as cinco edições da minissérie Avengers - The Origin, que atualiza para os novos tempos um clássico da nona arte, com muita desenvoltura e carinho pela obra original. A saga acompanha Thor, Homem de Ferro, Homem-Formiga, Vespa e Hulk com um olhar atento a seu passado, mas sem soar excessivamente nostálgica.
O texto de Casey tem o mérito de situar o leitor no Universo Marvel dos primórdios, apresentando os papéis do Quarteto Fantástico e de Rick Jones na narrativa.
Por outro lado, as caracterizações do grupo de protagonistas e as perversidades de Loki, meio-irmão de Thor e deus da trapaça, garantem uma saga de fôlego.
As cenas de ação também são bem conduzidas, embora percam muito se comparadas a histórias mais poderosas com os mesmos personagens, tais como a avassaladora Os Supremos, de Mark Millar e Bryan Hitch. Vingadores - A origem é uma boa sacada para acompanhar a estreia do grupo nas telas de cinema, porém carece de força para conquistar novos fãs. Quem mais curte a história é o leitor que já aprecia os super-heróis em sua versão clássica.
Completando a edição, uma aventura em duas partes de Thor, escrita e desenhada pelo talentoso Alan Davis, com arte-final de seu usual colaborador Mark Farmer.
Apesar das qualidades evidentes da dupla, a aventura é apenas mediana - vale mais pelo belo traço de Davis do que pelo texto.
A Panini tem feito de Avante, Vingadores uma publicação com arcos completos, fato que pode atrair leitores que não se importam com o preço elevado. E esta edição é uma boa pedida para quem não acompanha o título regularmente investir numa boa leitura.
Classificação: