Confins do Universo 217 - Snikt! Wolverine: o melhor naquilo que faz!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

As Aventuras da Liga Extraordinária # 1

19 maio 2001

As Aventuras da Liga Extraordinária # 1Editora: Pandora Books - Mini-série em 3 edições

Autores: Alan Moore (roteiro), Kevin O'Neill (desenho) e Benjamin Dimagmaliw (cores)

Preço: R$ 5,90

Data de lançamento: Maio de 2001

Sinopse

Estamos em 1898. Uma grande ameaça paira sobre a Inglaterra. Na tentativa de eliminá-la, são chamados Wilhemina Murray e o Capitão Nemo, com a missão de reunir algumas pessoas que são, digamos assim, extraordinárias, para combater o perigo.

A tarefa não é nada fácil, pois todos os convocados relutam em aceitar participar. Alan Quatermain, o aventureiro, é um viciado em ópio. Dr. Jeckyll é um assassino cruel. O Homem-Invisível, corrompido pelo poder, abusa de seu estado. Enfim, após muitas dificuldades, a equipe está reunida, e ficamos sabendo quem é o cruel inimigo. Mas isso, você só vai saber na última página, lendo a edição e prestando bastante atenção ao último quadrinho.

Positivo/Negativo

O sempre talentoso Alan Moore nos traz uma história recheada de referências, tendo como base os grandes clássicos da literatura universal. A caracterização de época, bem como dos personagens, está ótima. Destaque para a detalhada arte de O'Neill, que cai como uma luva.

O único senão é a falta de um texto explicativo, comentando as referências presentes na obra, e também contando um pouco sobre os personagens, para aqueles que não conhecem a origem dos mesmos, ou os livros de onde eles surgiram. Mas isso só seria possível se houvesse mais páginas na revista, o que certamente a encareceria.

Falando em referências, elas dão um charme todo especial à história. Se você quiser saber delas com detalhes, em português, visite o site brasileiro dedicado a Alan Moore, o Alan Moore Br.

Infelizmente, não foi possível a inclusão das propagandas de época presentes na edição original (algumas delas exibidas aqui), conforme a editora por motivos comerciais e para viabilizar a publicação da série em três edições.

Muitos leitores estranharam - e criticaram - a tradução do título para As Aventuras da Liga Extraordinária (o original é The League of Extraordinary Gentlemen), principalmente pela retirada do termo Cavalheiros, que denotava bem a época da história. Segundo os editores a adaptação ocorreu porque, dessa forma, o nome soa melhor, é mais abrangente e o layout do título da revista chama mais a atenção do leitor na banca, em virtude do destaque à palavra Liga.

Pra finalizar, com o devido perdão pelo trocadilho, trata-se de uma edição extraordinária, que deve satisfazer até os mais exigentes fãs de quadrinhos. De resto, fica a nossa imensa torcida para que a Pandora nos brinde com mais material da America's Best Comics!

Classificação

4,5

 

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA