Aventuras de Menino
Editora: L&PM - Edição especial
Autor: Mitsuro Adachi (roteiro e desenhos) - Publicado originalmente em B?ken Sh?nen.
Preço: R$ 15,00
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Novembro de 2011
Sinopse
Compilação de sete histórias curtas sobre nostalgia e infância.
Positivo/Negativo
Aventuras de menino marca a entrada da L&PM no mercado de mangás - e em grande estilo. O livro é uma grande obra do autor Mitsuro Adachi, famoso por seus mangás de esporte, mas também por sua versatilidade em publicar HQs de todos os gêneros.
São sete histórias curtas sobre a nostalgia da infância, sempre mostrando adultos se deparando com memórias variadas do passado. E, cada uma a sua maneira, todas as narrativas são tocantes, revelando uma sensibilidade impressionante.
As narrativas são simples, mas o jeito que o autor as conta é bastante complexo. Adachi faz uso de pequenas elipses, de brancos e de grandes silêncios, descomprimindo o espaço entre quadros que se tem para preencher o que acontece na passagem do tempo. Isso confere ao leitor um poder maior na interpretação das histórias.
Sobre as HQs, destaque para as ligadas a esportes, como Herói, que aborda a luta livre e Um arco da cor do céu, sobre beisebol. Em ambas, a prática do esporte fica num âmbito secundário, mas se mostra o ponto alto do livro, sendo a primeira sobre confiança e a segunda sobre a relação pai e filho.
Além de esportes, os contos abordam tramas de amor, de perseguição de sonhos e de fracassos profissionais, dentre outras coisas que fazem parte da natureza humana.
Tudo isso num traço limpo, com um visual um tanto retrô, que funciona bem pelo tema do livro. A diagramação dos quadros também é limpa e direta, sem a confusão que se vê em alguns mangás de aventura.
Um detalhe que vale mencionar é o acabamento que o autor dá à arte. Isso porque ele alterna, com muita competência, ora com o uso intenso de hachuras e retículas, ora com sombras feitas com nanquim aguado, que conferem uma leveza um pouco maior ao desenho.
A edição da L&PM é boa, mas não tem notas ou qualquer acréscimo editorial, apenas um texto de quarta-capa que fala um pouco da obra. Uma decisão acertada foi manter onomatopeias e letreiros na arte no original, com sua tradução fora do requadro.
Por todos os elementos listados acima, Aventuras de menino mostra-se é uma obra competente, que merece ser conferida por leitores que querem se reencontrar com sua infância.
Classificação