As Aventuras de Tintim - O Cetro de Ottokar
Editora: Companhia das Letras - Edição especial
Autor: Hergé (texto e arte).
Preço: R$ 34,50
Número de páginas: 64
Data de lançamento: julho de 2006
Sinopse
Tintim encontra uma maleta perdida e a devolve ao seu dono, o professor Nestor Halambique, um especialista em selos e sinetes, cuja coleção inclui exemplares da Sildávia, o reino do pelicano negro.
Logo Tintim é envolvido numa conspiração ligada à Sildávia, para destronar o atual rei, e viaja àquele país para tentar desvendar os acontecimentos.
Positivo/Negativo
Este é o oitavo álbum de As Aventuras de Tintim escrito e desenhado por Hergé (seu nome verdadeiro era Georges Remi). Foi publicado originalmente em preto-e-branco, no suplemento Le Petit Vingtième, entre 4 de agosto de 1938 e 10 de agosto de 1939.
Em função disso, o álbum reflete bem os problemas políticos da época, com a relação entre a Sildávia e a Bordúria representando a anexação da Áustria e do território dos Sudetos, pela Alemanha nazista.
Posteriormente, em 1947, a história foi republicado em cores, pela Casterman. Esta edição foi redesenhada e colorida com o auxílio de Edgar Pierre Jacobs, criador dos personagens Blake e Mortimer.
Jacobs teve grande importância na nova versão, e o visual mais ligado aos Bálcãs é, em grande parte, atribuído a ele.
Além de Tintim e Milu, também participam da aventura os Dupond e Dupont e a cantora de ópera Bianca Castafiore, em sua primeira aparição na série.
Cabe aqui uma curiosidade: Jacobs foi cantor de ópera antes de se dedicar completamente aos quadrinhos.
A edição da Companhia das Letras traz uma nova e esmerada tradução de Eduardo Brandão e tem um belo acabamento, com impressão feita na Comunidade Européia.
Na Europa também é possível encontrar a versão fac-símile da edição original, mas até o momento a Companhia das Letras não divulgou se este tipo de preciosismo está nos seus planos.
Classificação