AVRIL LAVIGNE - FAÇA 5 PEDIDOS # 1
Título: AVRIL LAVIGNE - FAÇA 5 PEDIDOS # 1 (Pixel
Media) - Minissérie em quatro edições
Autores: Camilla d'Errico (conceitos, argumento e arte) e Joshua Dysart (argumento e roteiro).
Preço: R$ 7,90
Número de páginas: 80
Data de lançamento: Abril de 2007
Sinopse: Hana é uma adolescente solitária. Para conversar com outras pessoas - até mesmo gente próxima, como um professor e os colegas da escola -,cria personagens virtuais e abusa da internet.
Mas a coisa começa a mudar quando ela compra, pela web, o pequeno Romeo, um pequeno demônio que pode realizar cinco pedidos.
Positivo/Negativo: A união de astros do rock com HQs já deu muito samba (ops!). Jimi Hendrix teve uma versão feita por Bill Sienkiewicz. Os Rolling Stones ganharam um álbum desenhado por Dave McKean. O Kiss teve mais de uma série - diz a lenda que a da Marvel, nos anos 80, continha sangue dos integrantes misturado na tinta da impressão. John Constantine foi criado à imagem e semelhança de Sting. Recentemente, a Conrad lançou uma mangá inspirado em Courtney Love.
Agora, a Pixel traz para o Brasil o "mangá" de Avril Lavigne. O lançamento é simultâneo com o novo álbum da cantora e com a edição norte-americana no título, com a diferença de que, aqui, o primeiro volume foi dividido em duas partes.
E as aspas em "mangá" são propositais. Afinal, a HQ tem pouco a ver com os quadrinhos japoneses. A narrativa é tipicamente ocidental. No máximo, há um toque oriental na arte - mas a influência, embora presente, sequer chega a ser gritante.
A justificativa deve ser apenas mercadológica - enquanto comics são para rapazes (ou quase senhores) nerds, mangás são mercadoria cool para garotas, público-alvo de Faça 5 Pedidos. Mas as armadilhas param por aí.
O primeiro volume da HQ traz uma história bacana, com desenhos encantadores (há um preview animado neste site. O clima, claro, é o mesmo das canções de Avril, que retratam a adolescência como uma fase complicada (e o primeiro hit da cantora foi justamente Complicated), às vezes solitária e sombria.
São músicas que contrastam com o mundo cor-de-rosa de Britney Spears, espécie de arquiinimiga não-declarada da roqueira. Mas, por enquanto, Avril só aparece nas fantasias de Hana.
A história tem boas sacadas, como as identidades virtuais criadas por Hana para se relacionar com o mundo. Ao mesmo tempo, mantém uma narrativa propositalmente lenta e densa, apoiada pelo traço melancólico, que só é quebrada com a chegada do demônio espevitado.
De certa forma, Faça 5 Pedidos traz uma outra versão para os mesmos dilemas das HQs de super-heróis. Do lado de lá, jovens losers como Peter Parker descobrem que podem ser especiais com suas habilidades. Aqui, Hana não fica poderosa, mas recebe uma espécie de gênio da lâmpada que promete realizar cinco desejos. No fim das contas, não tem muita diferença.
Classificação: