AVRIL LAVIGNE - FAÇA 5 PEDIDOS # 2
Título: AVRIL LAVIGNE - FAÇA 5 PEDIDOS # 2 (Pixel
Media) - Minissérie em quatro edições
Autores: Camilla d'Errico (conceitos, argumento e arte) e Joshua Dysart (argumento e roteiro).
Preço: R$ 7,90
Número de páginas: 80
Data de lançamento: Maio de 2007
Sinopse: Animada por ter sido notada por Brian, o bonitão da escola, Hana faz mais pedidos ao demônio Romeo. Mas os desejos não são atendidos exatamente do jeito que a garota quer.
Positivo/Negativo: Faça 5 Pedidos é o "mangá" da cantora Avril Lavigne, badalado na época de seu anúncio. Mangá entre aspas, mesmo, pois de uma HQ japonesa só tem o traço levemente inspirado nos quadrinhos orientais e o formato.
Mas a designação não é gratuita: mangás guardam algo de cool para o público adolescente, enquanto a imagem dos comics envelheceram por conta das idiossincrasias do mercado e das editoras.
Apesar da escassez de dados (vendas dizem pouca coisa quando se trata de imagem, público-alvo, apelo etc.), as impressões sobre o mercado indicam que mangás possuem maior afinidade com os adolescentes que ouvem Avril Lavigne do que com os quadrinhos mainstream norte-americanos, principalmente quando se leva em conta a fatia feminina, que não deve ser nada desprezível.
Posicionar Faça 5 Pedidos como mangá pode não ser técnica e academicamente correto. Mas é provavelmente uma bela solução para encarar o mercado de HQs de massa norte-americano, contaminado por seus próprios preconceitos e por uma histórica falta de visão.
E não tem problema nenhum que Faça 5 Pedidos não seja tecnicamente um mangá. Trata-se de uma HQ que surpreende pela belíssima arte e por um roteiro gostoso de ler.
Neste segundo número, a trama cai no velho chavão representado pelo ditado popular "Cuidado com o que você deseja". Os pedidos realizados pelo demoninho Romeu, como a primeira edição já insinuava, conduzem a protagonista a uma série de encrencas.
Apesar da trama se revelar um grande clichê, é nos detalhes que a série mostra suas maiores virtudes. Hana, por exemplo, é uma adolescente muito verossímil, que erra tentando acertar, se sente culpada, solitária. O velho tema da juventude perdida é renovado na HQ com temas como vidas falsas na internet (alguém aí lembrou de Second Life?) e protagonismo juvenil.
Até agora, Avril não aparece, a não ser como amiga imaginária de Hana. Mas está sempre presente: tanto em suas letras como no mangá, a adolescência dos dias atuais é retratada com propriedade. O efeito natural é a identificação imediata.
Claro que o abuso de HQs derivadas de merchandising cria uma pecha para a série de Avril Lavigne. Mas, ainda bem, não é o caso. Faça 5 Pedidos é diversão honesta, bem cuidada e, vale insistir, com uma arte belíssima.
Classificação: