BART SIMPSON’S TREEHOUSE OF HORROR # 13
Título: BART SIMPSON'S TREEHOUSE OF HORROR # 13 (Bongo
Comics Group) - Revista anual
Autores: Gnaws - Brian Posehn, Gerry Duggan (texto), Hilary Barta (arte), Nathan Hammil, Kane e Villanueva (cores);
They draw - Patton Oswalt (texto), Jason Ho (desenhos), Mike Rots (arte-final) e Nathan Hamill (cores);
Prop, prop, whiz, whiz! - Ian Boothby (texto), Pia Guerra (texto e desenhos), Terry Austin (arte-final), Reese e Ungar (cores);
The pigmy elixir - Thomas Lennon (texto), Tone Rodriguez (desenhos), Andrew Pepoy (arte-final) e Robert Stanley (cores).
Preço: US$ 4,99
Número de Páginas: 64
Data de lançamento: Setembro de 2007
Sinopse: Gnaws - Um misterioso ser marinho ataca o litoral de Springfield.
They draw - Carl e Lenny descobrem um óculos que permitem ver o mundo como ele é: uma história em quadrinhos.
Prop, prop, whiz, whiz! - O Comic Book Guy compra memorabilias de sucessos do cinema amaldiçoadas no site eBuy (sim, em Springfield é eBuy). Quem toca nelas acaba preso dentro do filme.
The pigmy elixir - O sr. Burns pede ajuda de Burt Frenchmen (aliás, Bart Simpson) para conseguir se aproximar de pigmeus amazonenses e conseguir o elixir rejuvenescedor.
Positivo/Negativo: Já é tradição: toda temporada do desenho animado dos Simpsons tem um episódio de Halloween e uma penca de convidados especiais. Nos quadrinhos publicados pela Bongo Comics não é diferente.
Todo ano, entre o fim de setembro e o começo de outubro, a editora lança nos Estados Unidos a edição especial Bart Simpson's Treehouse of Horror (em bom português: Casa da Árvore do Horror de Bart Simpson), dedicada a comemorar o Halloween.
A revista é antiga: chega este ano ao desafortunado número 13. No Brasil, permanece inédita - as duas encarnações da revista dos Simpsons não foram tão longe.
Desde o começo, reúne convidados especiais. Já participaram nomes badalados dos quadrinhos como Terry Moore, Eric Powell, Kyle Barker, Garth Ennis, Paul Dini, Stan Sakai, Scott Morse e Sérgio Aragonés, roqueiros como Gene Simmons e Alice Cooper e até o Luke Skywalker Mark Hammil.
A união de talentos faz com que, invariavelmente, Treehouse of Horror seja a mais empolgante edição da Bongo no ano. É mais uma tradição que vem dos desenhos animados, onde os episódios de Halloween costumam ficar entre os pontos altos de cada temporada.
Neste ano, a revista de debruça sobre comediantes no roteiro, incluindo Patton Oswald (Ratatouille), Brian Posehn (Mr. Show e também o padre do casamento de Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado) e Thomas Lennon (Reno 911).
E, à exceção da sem graça They draw, as escolhas de convidados funcionam.
Gnaws é uma divertida sátira ao filme Tubarão que tem tudo para agradar aos fãs mais ardorosos da série, pois está recheada de referências a fatos passados. Ao mesmo tempo, reforça logo na abertura da revista uma característica nos Treehouse of Horror: a arte com um traço que às vezes é bem diferente do tradicional.
Desta vez, o veterano Hilary Barta (Novos Mutantes, Homem-Borracha) apresenta uma versão mais sombria dos personagens de Springfield.
Prop, prop, whiz, whiz!, escrita por Pia Guerra (artista de Y, da Vertigo) e seu marido, faz uma homenagem aos filmes de nerds. Embora o roteiro seja por vezes truncado, tem as melhores sacadas da revista. Se estivesse na série de TV, o diálogo final entre Bart e Homer certamente seria um dos preferidos dos fãs. Além disso, o desfecho é arrebatador.
Mas, sem dúvida, o melhor roteiro da revista é o de The pygmy elixir. Além de estar cheio de boas sacadas, tem uma narrativa sólida e consistente, que evoca boas histórias do Tio Patinhas escritas por Carl Barks.
A edição, embora sem luxos, também é caprichada: ao longo de toda a revista há pequenas citações e homenagens aos quadrinhos. Ver o Comic Book Guy vestido de Aquaman, por exemplo, é impagável.
Classificação: