Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

BATMAN # 16

1 dezembro 2001

Batman #16Título: BATMAN # 16 (Editora Abril) - Revista mensal

Autores: Batman - Greg Rucka & Devin Grayson (texto), Phil Hester & Paul Ryan (desenhos) e Steve Mitchell & John Floyd (arte-final);
Azrael - Dennis O'Neil (texto), Roger Robinson (desenhos) e James Pascoe (arte-final);
Robin - Chuck Dixon (texto), Marcos Martin (desenhos) e Mark Pennington (arte-final);
Batgirl - Kelley Pucket (texto), Damion Scott (desenhos) e Robert Campanella (arte-final).

Preço: R$ 10,00

Data de lançamento: Novembro de 2001

Sinopse: Batman - Gothan City, depois de reconstruída, continua vivendo uma situação calamitosa. A cidade encontra-se dividida entre VGs, Verdadeiros Gothamitas, aqueles que permaneceram durante a Terra de Ninguém e perderam tudo; e Desertas, todos aqueles que partiram quando a cidade foi isolada.

A história começa com a destruição de um prédio que estava sendo construído pelas empresas Wayne, e as suspeitas recaem sobre os VGs. Estes, por sua vez, pedem boicote aos negócios dos Desertas e acusam o prefeito de corrupção. As investigações de Batman e da polícia mudam de rumo quando o principal suspeito e porta-voz dos VGs é também vítima de um atentado.

As duas histórias seguintes tratam da relação entre Batman e três de seus principais associados: Oráculo, na primeira, e Alfred e Leslie Thompkins, na segunda.

Azrael - Jean Paul confronta o general responsável pela morte de sua possível mãe biológica, e tem de enfrentar seu exército mercenário. Para vencer, pode precisar da ajuda do outro Azrael,que foi enviado justamente para matá-lo.

Robin - Roman Rhoades, renomado romancista de suspense com teorias conspiratórias, começa a ser perseguido por um assassino profissional e o Menino-Prodígio faz tudo para garantir sua sobrevivência.

Batgirl - Para se adaptar à sua nova condição, resultante dos eventos narrados em Batman #14, a jovem heroína passa por um novo treinamento com Batman e, sem a aprovação de seu mentor, decide patrulhar as ruas de Gotham por conta própria, usando um uniforme diferente. Mas seus problemas começam de verdade quando ela encontra a mais perigosa assassina do mundo: Lady Shiva!

Positivo/Negativo: Greg Rucka e Devin Grayson são escritores de estilos inteiramente distintos, mas que apresentam extrema competência ao lidar com o Homem-Morcego e seu universo particular.

A saga de Rucka mostra as conseqüências da Terra de Ninguém, e em vez de Batman enfrentando criminosos, evidencia a própria Gotham City como personagem, os pensamentos e motivações dos VGs e Desertas, com destaque especial para o Comissário Gordon. Atenção para a arte de Phil Hester, parceiro de Kevin Smith na nova encarnação do Arqueiro Verde que, em breve, sairá no Brasil.

As duas histórias da Grayson também são interessantes. Promovem um estudo íntimo de Oráculo, Alfred e Leslie Thompkins. A utilização de continuidade retroativa, no que tange às biografias dos personagens, desagradou leitores americanos, mas vistas de forma imparcial as mudanças não são ruins.

Azrael continua sendo o ponto negativo da revista. Dennis O'Neil, definitivamente, está no momento menos inspirado de sua carreira. Já os outros sidekicks roubam a cena. Robin, numa aventura bem-humorada de Chuck Dixon; e a nova Batgirl, fortemente caracterizada por Kelley Pucket, está de tirar o fôlego do leitor.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA