Confins do Universo 213 - Eddy Barrows: no caminho das lendas
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

BATMAN # 17

1 dezembro 2001

Batman #17Título: BATMAN # 17 (Editora Abril) - Revista mensal

Autores: Batman - Devin Grayson e Ed Brubaker (roteiro), Roger Robinson e Scott McDaniel (desenhos), John Floyd e Karl Story (arte-final);
Batgirl - Kelley Puckett (argumento), Damion Scott (desenhos) e Robert Campanella (arte-final).

Preço: R$ 10,00

Data de lançamento: Dezembro de 2001

Sinopse: As identidades secretas de Batman e de seus associados são descobertas por alguns dos mais perigosos vilões e assassinos do mundo: Bane, Exterminador, Ras's Al Ghul, Shiva e Cain.

A história principal desta edição mostra o que acontece quando Hugo Strange, o maior psicólogo do mundo, que todos julgavam estar morto, ataca Bruce Wayne durante uma avaliação psicológica num escritório das Empresas Wayne, ameaçando matá-lo, revelar o segredo e tomar para si a identidade de Batman.

Segue-se um confronto entre Batman e Strange, no telhado do prédio, e logo depois a aparente morte do Morcego, com a explosão do Batmóvel. Asa Noturna e Robin se desesperam e quando, finalmente encontram Bruce, este não tem lembrança alguma de sua vida como Cavaleiro das Trevas.

Batgirl - A nova integrante do Batsquad foi facilmente derrotada por Lady Shiva, a mais perigosa assassina do planeta. Num hospital, ferida e com um braço imobilizado, Batgirl se pergunta por que foi deixada viva. E esta dúvida leva a jovem heroína na direção de Shiva, em busca de respostas ou, o que é mais provável, de um novo confronto.

Batman - Jeremy Samuels trabalhava como chefe da segurança das Empresas Wayne, e era tanto amigo e assistente de Batman (para quem fornecia informações), quanto de Bruce Wayne, seu patrão, sem saber, claro, que eram a mesma pessoa.

Ele acreditava no ideal da justiça, até que sua esposa e filho morreram num acidente de carro, causado por uma ligação defeituosa e um vazamento de gás.

A partir de então, tornou-se exímio criminoso, lançando-se numa cruzada autodestrutiva, que o levou a tomar 12 tiros da polícia e ser preso. Anos mais tarde, ao receber liberdade condicional, sob recomendação de Bruce Wayne, tudo indica que suas atividades continuarão seguindo o mesmo rumo. Batman, então, se esforça para impedir seus crimes e, mais ainda, para redimir aquele que outrora foi um amigo. A associação de Jeremy com um vilão misterioso, no entanto, pode representar o fim de qualquer esperança.

Positivo/Negativo: A história com Hugo Strange, em quatro partes, é um dos pontos altos da carreira de Devin Grayson. O interesse maior da escritora sempre residiu nas motivações, personalidades e sacrifícios realizados pelos heróis, e em como se relacionam uns com os outros. Em especial, na relação de pai e filho que há entre Bruce Wayne e Dick Grayson.

Com um thriller de suspense psicológico cheio de reviravoltas, Devin prova que é a pessoa certa para o trabalho. Diálogos e caracterizações estão perfeitos. Roger Robinson, desenhista que vinha sendo mal aproveitado na série Azrael, mostra um talento até então desconhecido, com uma narrativa eficiente e bom uso de splash pages.

Também deve ser destacada a estréia magistral de Ed Brubaker, novo roteirista que substitui o infrutífero Larry Hama nas aventuras do Batman. Sua história mostra um Homem Morcego mais emotivo, que se dispõe a tudo para ajudar um velho amigo, mesmo este tendo se voltado para o crime.

É um bom contraponto para escritores que definem o Batman como mais frio e controlado. O novo vilão introduzido na trama também promete dar muito trabalho para o Cavaleiro das Trevas, num futuro próximo. Já a aventura da Batgirl, na qual enfrenta Lady Shiva, mantém o alto nível que Kelley Pucket e Damion Scott já vinham apresentando nas últimas histórias.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA