BATMAN – ASILO ARKHAM – OS SUBTERRÂNEOS DA LOUCURA
Autores: Alan Grant (roteiro), Alcatena (desenhos) e Noelle Giddings (cores).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Agosto de 2002
Sinopse: O Dr. Bruce Wayne é o psiquiatra responsável pelo Asilo Arkham, uma instituição onde os mentalmente perturbados são curados de seus males com acompanhamento cuidadoso e constante.
Jonathan Crane, médico do asilo, não concorda com as ideias de Wayne. Para ele o medo é a única forma de controlar os insanos - monstros que devem ser mantidos longe da população normal.
Esse confronto ideológico chega a um ponto crítico quanto o Coringa coloca em prática seu plano para enlouquecer cada cidadão de Gotham City.
Positivo/Negativo: Asilo Arkham - Os Subterrâneos da Loucura é outra uma história da série Túnel do Tempo, conhecida lá fora como Elseworlds, em que o Batman é colocado em outra época da História.
Desta vez, o Cavaleiro das Trevas é um respeitado psiquiatra, responsável pelo Asilo Arkham. Logo no primeiro capítulo, no qual o sanatório é apresentado e seus internos, introduzidos, a trama começa a ganhar força.
O roteiro de Grant é correto e aproveita bem o gancho da caracterização de época e da proposta de Wayne para o Arkham: um local onde os insanos são realmente tratados. Os diálogos entre o doutor e os vilões Crocodilo, Hera Venenosa, Scarface e Duas-Caras são muito inteligentes.
O drama vivido por Wayne após ser atacado pelo Coringa é interessante: Grant inverte os padrões e faz com que o médico seja internado como louco.
No geral, a história é boa, mas é na arte de Alcatena que ela ganha vida. A caracterização dos personagens é ótima - destaque para a vestimenta do Batman, semelhante à roupa criada por Bob Kane nos primórdios do personagem.
A diagramação é muito competente. Os quadros, muitos deles em formatos inusitados, são inseridos sobre páginas repletas de desenhos relacionados àquele momento da trama. Quando o Dr. Wayne conversa com Hera, por exemplo, os quadrinhos se sobrepõem a uma imagem de uma cerca de jardim coberta por plantas. O mesmo acontece no caso dos outros vilões e na primeira página de cada capítulo.
Enfim, Asilo Arkham - Subterrâneos da loucura é uma HQ com uma trama interessante e uma bela arte, que merece ser conferida.
Classificação: