BATMAN - CACOFONIA
Autores: Kevin Smith (roteiro), Walt Flanagan (desenhos), Sandra Hope (arte-final) e Guy Major (cores) - Publicada originalmente em Batman - Cacophony # 1 a # 3
Preço: R$ 7,50
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Novembro de 2009
Sinopse: Gotham City está com um bocado de problemas: o Coringa escapou do Arkham, Maxi Zeus está de volta e um novo vilão, Onomatopeia, aparece em cena para acabar com a vida do Batman!
Positivo/Negativo: Kevin Smith é diretor de cinema, famoso por O Balconista, em que interpreta Silent Bob. Mas quando resolve atacar como roteirista de quadrinhos, não faz feio. Assim foi com Demolidor - Diabo da Guarda e assim é com Batman - Cacofonia.
Esta pequena aventura do Morcegão, que tem preço bastante acessível, apresenta (mais) um duelo contra o Coringa. Mas, desta vez, alguns ingredientes tornam o conflito mais interessante - e mortífero.
Em primeiro lugar, Smith apresenta diálogos inteligentes, fruto de seu trabalho como roteirista de cinema. Ele também cria cenas impressionantes e memoráveis, como o confronto com Zsasz, o encontro de Onomatopeia e uma prostituta ou a luta tripla entre Coringa, Batman e o novo vilão.
A criação de um novo inimigo para o defensor de Gotham pode parecer, à primeira vista, desnecessário. Afinal, de todos os super-heróis, Batman possui a mais impressionante galeria de vilões. Mas Smith trabalha bem o personagem, fazendo-o mais mortífero do que o próprio Coringa.
Para completar, o autor engendra um conflito interno que faz Batman repensar todas as suas ações. Pretensioso, é verdade, mas um ingrediente que faz a aventura se tornar ainda melhor.
Os desenhos de Flanagan, por outro lado, não funcionam sempre. Em alguns casos, as expressões parecem forçadas ou desproporcionais. Em outros, são matadoras. Mas essa inconstância incomoda um pouco.
As capas originais de Adam Kubert e alternativas de Bill Sienkiewicz são um show à parte. Usando apenas preto, branco e vermelho, o resultado é ótimo.
Longe de ser uma história memorável, Cacofonia é uma aventura empolgante, sombria, violenta e recheada de conflitos psicológicos. Ou seja, tudo aquilo que fez a fama do herói.
Classificação: