BATMAN EXTRA # 14
Autores: Bruce Jones (roteiro) e Sean Murphy (desenhos).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Maio de 2008
Sinopse: Jonathan Crane foi arrancado de sua mãe logo após o parto e criado pela avó. A senhora, cuja única posse era uma antiga casa em estilo vitoriano, castigava-o constantemente, mantinha-o afastado dos livros e insistia em uma educação puritana.
Depois de ingressar na faculdade e tornar-se professor, Crane foi despedido após um incidente envolvendo abordagens mais agressivas da psicologia. Ninguém intercedeu por ele, nem mesmo seu antigo professor.
Então, o atormentado Crane decide colocar sua vingança em prática. Tornando-se o Espantalho, cria uma solução capaz de despertar os medos mais profundos das pessoas.
Agora, a dupla dinâmica precisa descobrir como deter esse assassino implacável e extremamente inteligente.
Positivo/Negativo: Depois de algumas aventuras fracas e outras razoáveis, Batman Extra chega à 14ª edição abordando a origem do Espantalho. E o resultado é uma boa HQ, talvez a melhor da série até agora.
O ritmo é rápido e intercala a ação do Espantalho com a investigação da dupla dinâmica. Flashbacks permeiam a trama, explicando os motivos que levaram Jonathan Crane a arquitetar sua vingança.
Os desenhos mesclam cenários sombrios com personagens mais próximos de desenhos animados - infantis sem serem caricatos -, que parecem um pouco fora do contexto da trama. Não é para menos: Sean Murphy é caricaturista e se aventurou apenas algumas vezes nos quadrinhos.
De modo geral, Espantalho - Ano Um é uma boa história, com roteiro e arte competentes. Faltou apenas explorar mais o confronto do Batman com um inimigo que tem muitos pontos em comum com o defensor de Gotham City.
Outro detalhe a ser observado é o Robin criado por Jones.
Tanto a cronologia quanto suas roupas sugerem que o parceiro da vez de Batman é Dick Grayson, mas, na verdade, ele é um apanhado de características específicas de Grayson, Jason Todd e Tim Drake. Sua identidade só é revelada nas últimas páginas, quando Alfred chama o rapaz pelo nome.
E Batman Extra # 14 ainda conta com um bom trabalho editorial da Panini.
Classificação: