Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

BATMAN R.I.P. - THE DELUXE EDITION

25 junho 2009


Autores: Grant Morrison (roteiro) e Tony Daniel (desenhos) - HQs publicadas originalmente publicadas em Batman # 676 a # 683.

Preço: U$ 24,99

Número de páginas: 224

Data de lançamento: Abril de 2009

Sinopse: O cerco do misterioso grupo criminoso Mão Negra, chefiado pelo misterioso Dr. Hurt, se fecha sobre o Homem-Morcego. E Batman está preocupado, pois suas investigações não o estão levando a lugar nenhum.

Enquanto Bruce Wayne está cada vez mais apaixonado por Jezebel, Batman está obcecado pelo Mão Negra, e o grupo está próximo de desferir seu golpe mortal.

Positivo/Negativo: In Morrison we trust. Durante o começo da leitura deste encadernado, é fácil imaginar ela será uma porcaria. Mas não é o caso.

De tanto lerem histórias ruins nos últimos tempos, os fãs parecem ter se condicionado a achar que tudo será ruim, mesmo tendo conferido apenas parte da trama. Até a metade do encadernado, a sensação era de "mais do mesmo", mas Morrison mostrou novamente por que é um dos melhores escritores da atualidade.

Ele faz o que mais gosta de fazer: pegou elementos novos e antigos do Batman, trouxe vários personagens clássicos de volta e construiu tramas paralelas que desaguaram neste Batman R.I.P. Nenhum detalhe que o autor coloca em suas tramas é sem propósito, tudo sempre é usado mais tarde.

Mas, indo direto ao ponto: não, o Batman não morreu - está apenas desaparecido. Não há corpo para provar que ele bateu as botas. Portanto, claro, daqui um tempo o herói voltará.

Morrison nos mostra que Batman é humano, que é Bruce Wayne, que ama, sofre golpes físicos e psicológicos, mas que, apesar de tudo isso, é o Cavaleiro das Trevas, o humano mais incrível e perigoso do planeta.

O Batman pode até se dar mal, mas sendo ele mesmo, não virando um herói bobo com crise existencial que fica duvidando de si mesmo a todo momento.

Outro ponto interessante deste encadernado é confirmar que ler apenas as histórias que saíram na revista Batman basta para entender a trama. A série foi anunciada como sendo um crossover com os outras títulos do universo do Morcego, mas estes servem apenas para se ter uma ideia melhor do que acontece aos assistentes do Batman e, às vezes, nem isso.

A trama paralela que rola em Detective Comics, a outra revista do herói, é a volta de Silêncio, numa história pra lá de chata. O único título que se interliga com a saga R.I.P., e mesmo assim minimamente, é Robin.

Por isso, quem curte uma boa história pode e deve ler Batman R.I.P., seja importando o encadernado ou conferindo quando a Panini lançar por aqui. E se já estiver acompanhando, melhor ainda, pois Morrison constrói o que vem por aí em toda sua passagem no título, em histórias acima da média.

E já fica a expectativa para a nova revista do Batman (leia mais aqui), escrita por Morrison, na qual ele apresentará a nova Dupla Dinâmica.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA