BATMAN - VÍTIMAS INOCENTES
Autores: Denny O'Neil (argumentos), Joe Staton (desenhos) e Bill Sienkiewicz (arte-final);
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Julho de 2003
Preço: R$ 5,90
Sinopse: Um funcionário da Wayne Enterprises é morto ao passar com seu carro sobre uma mina terrestre em Kravia. A filha, que estava no carro com ele, sobrevive, mas desaparece. Batman resolve investigar pessoalmente o caso, e resgatar a menina com vida a todo custo.
Mas o herói acaba descobrindo que o perigo das minas terrestres é maior do que poderia imaginar.
Positivo/Negativo: Esta edição foi produzida para uma causa social: a luta contra as minas terrestres, tendo sua renda revertida para entidades que combatem o uso dessa arma. A DC Comics já havia feito algo parecido com uma história do Super-Homem, mas esta do Batman surpreende.
A qualidade da trama é bem maior do que se poderia esperar. Em vez de fazer uma espécie de um manual de como identificar minas e se proteger, com o próprio Homem Morcego dando as dicas, a editora preferiu produzir uma aventura abordando não apenas o perigo que elas representam, mas também o medo de quem é obrigado a se deparar com essa armadilha, as terríveis conseqüências e as pessoas que se aproveitam disso.
O próprio Batman é colocado numa situação de impotência e medo. A história faz questão de mostrar que o perigo realmente existe, e nem mesmo um super-herói como o Cavaleiro das Trevas pode sair ileso da experiência. Mas isso não é uma repetição de clichês, e tudo é conduzido com muita competência pelo escritor Denny O'Neil.
A edição da Mythos também merece destaque. Uma pesquisa sobre minas terrestres abordando assuntos como os esforços para se acabar com elas, resultados alcançados e como essas armas são utilizadas em cada canto do mundo só servem para realçar o belo trabalho. Além de ser muito informativa.
Classificação: