BEASTS OF BURDEN - ANIMAL RITES
Editora: Dark Horse Books - Edição especial
Autores: Evan Dorkin (roteiro) e Jill Thompson (arte).
Preço: US$ 19,99
Número de páginas: 184
Data de lançamentoAbril de 2010
Sinopse
A pacata vizinhança de Burden Hill é tomada aos poucos por uma série de assustadores eventos sobrenaturais. Algo sinistro espreita na escuridão. Para investigar e combater as sombrias ameaças, um grupo inusitado se reúne: cinco cães de estimação e um gato vira-lata.
Positivo/Negativo
Existem diversos filmes com animais falantes que se envolvem em confusões. Desde viagens através de um país continental para encontrar seus donos até missões policiais ou bucólicas aventuras em fazendas.
À primeira vista, Beasts of Burden parece ser a versão em quadrinhos desse tipo de história. Há animaizinhos falantes e uma certa ingenuidade no roteiro. Aliás, talvez "ingenuidade" não seja a palavra certa. Melhor seria usar "simplicidade" ou "honestidade". Todas empregadas no seu sentido mais positivo.
As personagens e tramas escritas por Evan Dorkin apresentam leveza e um ar inocente. Entretanto, ao acompanhar o desenvolvimento do enredo, o leitor encontrará diversas situações escabrosas. Existe sangue e violência e personagens morrem.
Os aspetos sombrios criam um contraponto excelente aos simpáticos animais de estimação falantes e tornam Beasts of Burden uma série muito interessante.
A arte de Jill Thompson consegue entremear com competência os aspectos contrastantes propostos pelo roteirista Dorkin. As cores de sua aquarela conferem uma luminosidade vibrante às casas, ruas, árvores e cerquinhas brancas do cenário. Também representam bem os animais, conferindo-lhes expressividade e empatia.
Ace, Rex, Pugsley, Jack e Whitey são cinco cães de estimação que perambulam pela vizinhança de Burden Hill. Acompanhando-os sempre está Órfão, o gato de rua. Eles têm personalidades bem definidas e diálogos divertidos.
Essa turminha assume a responsabilidade de investigar e resolver os assustadores casos que começam a assolar a região. Acabam por enfrentar zumbis, fantasmas, bruxas e até serial killers.
Beasts of Burden começou de maneira despretensiosa, com uma história curta feita para The Dark Horse Book of Hauting, uma coletânea de histórias de fantasmas.
Os animais participaram de mais três edições do gênero, chamando a atenção e criando um público, até que estrearam uma minissérie em quatro partes. Todas essas histórias estão coletadas em Beasts of Burden - Animal Rites.
Os melhores episódios são os primeiros, com o frescor e liberdade de uma obra que está em seu começo e ainda não definiu regras e detalhes de seu universo ficcional. Essas tramas iniciais têm um sabor empolgante de descoberta e um descompromisso com uma estrutura maior de narrativa.
No desenvolvimento da leitura, vão sendo apresentados outros personagens, vilões e uma sociedade secreta mística. E começam a se estabelecer os padrões que provavelmente regerão as futuras histórias da série.
Beasts of Burden - Animal Rites contém todas as aventuras produzidas até o momento, com exceção de uma história especial em que os animais contracenam com Hellboy. Mike Mignola, fã da série, ajudou a escrever o encontro.
Despretensiosa e divertida, a obra merece ser conhecida e garante ótimos momentos na leitura. Fica a torcida para que alguma editora publique o material por aqui.
Classificação: