BEM-VINDO A ASTRO CITY
Título: BEM-VINDO A ASTRO CITY (Pixel
Media) - Edição especial
Autores: Se divertindo de verdade... - Kurt Busiek (texto), Brent Anderson (desenhos) e Ben Oliver (arte-final);
A águia e a montanha - Kurt Busiek (texto) e Brent Anderson (arte);
Arte adicional em Guia do Visitante por Jim Lee e Richard Friend, Carlos Pacheco e Jesús Merino, Jason Pearson e Sandra Hope, Dave Gibbons, Bill Sienkiewicz, Jerry Ordway, Walter Simonson, Phil Noto, Lee Weeks, Bruce Timm, Ray Lago, Mark Buckingham, Simon Bisley, Jackson Guice, Jim Starlin e Al Milgrom, Gene Ha, Kelley Jones, John Paul Leon, Mark Texeira, Howard Chaykin, Michael Golden, Pascal Ferry e Sandra Hope, Tom Grummett e Darwyn Cooke.
Preço: R$ 8,90
Número de páginas: 80
Data de lançamento: Junho de 2007
Sinopse: Astro City é uma cidade ficcional criada pelo roteirista Kurt Busiek e pelo artista Brent Anderson que tem uma grande população de super-heróis inspirados em personagens famosos das editoras Marvel e DC. Nesta edição especial, além de muito material extra, há duas histórias:
Se divertindo de verdade - Uma turista descobre que Astro City é um belo destino para as férias.
A águia e a montanha - O Samaritano visita o Infiel, seu inimigo, em sua prisão-palacete. Durante o encontro, o vilão revê sua origem.
Positivo/Negativo: Numa boa estratégia para atrair novos leitores para Astro City, a fabulosa HQ de super-heróis de Busiek e Anderson, a Pixel Media marca a reestréia brasileira com uma edição especial.
A grande diferença é que a revista não traz só quadrinhos. Metade dela é ocupada pela versão nacional de Astro City: A Visitor's Guide, um especial publicado pela Wildstorm como uma introdução ao universo da série. A outra metade publica uma aventura inédita do Samaritano, personagem que homenageia Superman e é o principal herói do título.
A junção das duas revistas em um especial foi uma bela sacada. Astro City é daquelas séries com um passado atribulado no país. Teve revistas publicadas pela Pandora Books e, recentemente, álbuns produzidos pela Devir. Mas tem bastante potencial para angariar novos leitores: embora seja regida por uma cronologia própria (como Marvel e DC), dispensa que o leitor tenha conhecimentos enciclopédicos sobre o passado dos personagens para começar a ler e colecionar (como indica a brincadeira de Busiek na página de abertura de A águia e a montanha).
No Guia dos Visitantes, além de uma história curta, o leitor encontra um breve história da cidade, mapa, fichas de personagens produzidos por artistas bacanas (pena que não foram creditados), publicidade falsa e uma carta do prefeito recomendando o turismo local.
Se divertindo de verdade... é uma HQ curta que sintetiza o tom de Astro City ao mostrar a sensibilidade de Danielle, uma turista que, ao visitar escombros de uma antiga batalha da Primeira Família (a versão da série para o Quarteto Fantástico), se transforma em um supervilão por acidente.
Mas a história falha ao não mostrar claramente outro lado bacana de Astro City: trata-se de uma boa HQ que não tem vergonha de assumir o gênero de super-heróis.
Por isso, foi boa a sacada da Pixel de juntar o Guia de Visitantes com o especial do Samaritano, uma autêntica história do gênero. Nela, o super-herói confronta seu inimigo, o Infiel. A aventura se passa em dois tempos: numa reunião tensa, mas civilizada, dos dois, e no passado, quando a origem e a história do vilão é revelada.
No fim das contas, se revela uma HQ densa, profunda e, de certa forma, cruel, revelando aos recém-chegados e relembrando aos velhos leitores a essência de Astro City: aventuras de super-heróis com uma grande carga emocional.
Picuinhas (uma ou outra vírgula fora de lugar e um "Nightingale" que virou "Ninghtingale") à parte, a edição brasileira mostra outro bom trabalho da Pixel, em especial por conta da seleção de histórias para marcar a estréia.
Aos leitores interessados em se aprofundar mais, o site norte-americano de Astro City publica outra versão do Visitor's Guide, com informações complementares.
Classificação: