BIBLIOTECA DOS QUADRINHOS - GUIA OBRIGATÓRIO DA ARTE SEQÜENCIAL NO BRASIL
Título: BIBLIOTECA DOS QUADRINHOS - GUIA OBRIGATÓRIO DA ARTE
SEQÜENCIAL NO BRASIL (Opera
Graphica) - Livro teórico
Autores: Gonçalo Júnior
Preço: R$ 59,00
Número de páginas: 352
Data de lançamento: Outubro de 2006
Sinopse: Este livro reúne mais de 700 obras que falam dos quadrinhos, com resenha, capa (em preto-e-branco) e ficha técnica: editora, formato, número de páginas, ISBN e a disponibilidade no mercado.
Os títulos são divididos em nove categorias: livros exclusivamente sobre quadrinhos; os que falam de quadrinhos, com pelo menos um capítulo a respeito; obras sobre cartuns, caricaturas, charges e animação; romances que vieram dos comics e vice-versa; catálogos de exposições sobre quadrinhos; álbuns com ensaios; revistas especializadas; fanzines, além de dicas de sites e blogs.
Positivo/Negativo: Excelente a iniciativa do roteirista e estudioso de quadrinhos Gonçalo Júnior, que publicou o álbum Claustrofobia (Devir, 2004) em parceria com Júlio Shimamoto, e o livros teóricos A Guerra dos Gibis (Companhia das Letras, 2004), Tentação à Italiana e O Homem Abril (os dois últimos pela Opera Graphica, em 2005), entre outros.
Biblioteca dos Quadrinhos é um projeto inovador no Brasil, o que o torna uma obra indispensável a qualquer pesquisador, estudioso e amante dos quadrinhos, fruto de um árduo trabalho de pesquisa. Gonçalo Júnior vasculhou durante anos todos os recônditos do país em busca de obras teóricas ou que simplesmente abordassem os quadrinhos, mesmo que de maneira sucinta.
São pouquíssimos os trabalhos que ficaram de fora. E todas as obras são resumidas ou comentadas por quem entende bastante do assunto. É uma enorme fonte de referências para quem deseja aprofundar seus conhecimentos teóricos sobre quadrinhos, mas não sabe por onde começar.
E muitos se surpreenderão com a grande quantidade de títulos publicados em nosso país, mesmo sabendo que os quadrinhos ainda estão longe de receber o devido respeito e atenção, como acontece em outros países.
A edição ficou caprichadíssima, com capa dura, apresentação de outro importante estudioso dos quadrinhos, Franco de Rosa, e uma pequena biografia do autor. Vale cada centavo gasto!
Classificação: