BLEACH # 3
Autor: Tite Kubo (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 9,90
Número de páginas: 192
Data de lançamento: Outubro de 2007
Sinopse: Ichigo procura um novo corpo para o espírito modificado habitar, enquanto se aproxima o aniversário do dia mais triste de sua vida.
Positivo/Negativo: Esta edição de Bleach é a que conta a história mais triste: a da morte da mãe de Ichigo.
Nos dois primeiros volumes, Tite Kubo se preocupou em apresentar os termos principais da trama, bem como os coadjuvantes, deixando apenas o surgimento do mascote da série, Kon, para as primeiras páginas deste número.
Feito isso, ele se aprofundou num ponto importantíssimo da personalidade do protagonista Ichigo: seu sentimento de culpa em relação à morte da mãe e sua preocupação com a família.
A culpa de Ichigo é comparável a outros ícones dos quadrinhos, especialmente ao Homem-Aranha. Por uma tolice dele, um parente terminou morto. E isso determinará muitos dos comportamentos do personagem.
Há ainda o fator vingança. Por trás da morte da mãe de Ichigo está um Hollow mais poderoso do que os apresentados até agora. Ele é um vilão com grande carga dramática e sua presença pode ser recorrente na série.
A trama apresenta diversos momentos que dão verdadeiros nós na garganta do leitor, sobretudo o diálogo final entre Ichigo e seu atrapalhado pai. O autor compõe o roteiro juntando uma história contada por Tatsuki a Orihime, sobre a infância de Ichigo, com as próprias lembranças do personagem, num ritmo cinematográfico.
A arte também remete ao audiovisual, pelos enquadramentos e cenas abertas em momentos de ação e closes diferenciados em passagens dramáticas.
O traço de Kubo é competente. Além da narrativa, o autor se destaca pelas expressões marcantes dos personagens e as hachuras. Entretanto, sua arte fica comprometida pela imposição da editora original de que no Brasil sejam utilizadas as onomatopeias ocidentalizadas.
Ao fim do volume, fica claro que as bases da história estão lançadas e que nos próximos números a saga de Bleach ganhará contornos mais definidos.
Classificação: