BLUEBERRY # 3 – DUST
Autor: Jean Giraud (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 19,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Janeiro de 2007
Sinopse: O duelo no Ok Corral tem início. Enquanto isso, Blueberry tenta resgatar Dorre Malone.
Apesar de tudo, a alta cúpula da cidade acusa Gerônimo, os irmãos Earp e Blueberry de conspiração.
Positivo/Negativo: Dust é a última história publicada de Blueberry por enquanto, e tudo leva a crer que deva ser a derradeira mesmo, devido a um desentendimento entre Jean Giraud e o filho de Jean-Michel Charlier, Philippe Charlier, que praticamente impede a produção de novos álbuns. Apenas recentemente, o jornal belga Le Soir anunciou uma coleção completa das mais de 20 histórias do personagem.
Muitas delas dificilmente veremos no Brasil, já que, após esta edição, a Panini descontinuou a publicação.
Por falar nisso, a editora, que vinha fazendo um bom trabalho, errou totalmente a mão aqui. Por Dust ser um álbum maior do que o habitual, com 60 páginas de quadrinhos em vez das habituais 44, não houve uma segunda história na edição.
Assim, a quantidade de páginas deste volume caiu das 96 dos álbuns # 1 e # 2 100 para 72. O preço, entretanto, pouco se alterou.
Já a qualidade gráfica foi a mais comprometida. A editora mudou de gráfica, o que implicou em um papel de qualidade diferente e uma impressão ridiculamente pior. Os nuances do traço de Giraud se perderam na tinta carregada.
Além disso, as cores viraram pálidas lembranças do que eram no original. Dessa maneira, os belos painéis que compunham as páginas se tornaram ilustrações sem graça. Uma pena.
Na história, Giraud coloca Blueberry num papel mais efetivo, tomando parte tanto na trama principal quanto na narrativa que conta a Campbell. Além disso, apesar do duelo no Ok Corral acontecer nas primeiras páginas, há ainda muito para acontecer no restante da história.
Com isso, o leitor se mantém preso à leitura até o final. Esperto, Giraud termina a história, mas deixa um gancho para uma possível continuação.
Quem superar os problemas gráficos e chegar ao fim do álbum verá o maior êxito da editora neste álbum: uma biografia um pouco mais longa dos dois autores.
Classificação: