Confins do Universo 217 - Snikt! Wolverine: o melhor naquilo que faz!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

BUDA # 11 – O RETORNO AO REINO DE MAGADHA

1 dezembro 2006


Título: BUDA # 11 - O RETORNO AO REINO DE MAGADHA (Conrad Editora) - Série mensal

Autor: Osamu Tezuka (texto e arte).

Preço: R$ 19,90

Número de páginas: 224

Data de lançamento: Novembro de 2005

Sinopse: Buda se torna cada vez mais influente e atrai mais e mais inimigos por todos os cantos por onde passa. Ao mesmo tempo, o índice de seguidores aumenta - e passa dos mil depois do episódio no Monte Brahmayoni. Lá, o líder espiritual é desafiado a falar sobre o fogo; e transforma o elemento em uma metáfora para o desejo e a ganância.

Em seguida, Buda volta a Magadha depois de 15 anos, reencontrando velhos amigos, como Yatara, Devadatta e Tahta e Mighella (que tiveram trigêmeos). Mas é o jovem Príncipe Ajatasattu - apontado por uma previsão como futuro assassino de seu pai - o maior desafio de Siddhartha.

Perturbado por ter seu destino revelado, ele vê em Buda o centro de todos os seus problemas.

Positivo/Negativo: Rumando ao final de sua série, no volume 14,
Osamu Tezuka começa a amarrar as pontas que ficaram soltas ao longo dos
volumes anteriores. Sua habilidade para alterar a narrativa a cada é impressionante.
Por vezes, Buda primou por seu humor, mas neste ponto mostra-se
uma narrativa série e consistente, sem perder o nível exemplar que a marcou
desde o começo.
Agora, Buda está longe de ser o jovem e inocente Siddhartha das primeiras edições. É um homem consciente de seu papel, seguro de suas crenças e capaz de enfrentar qualquer um pela tática do não-enfrentamento.

E, evidentemente, um homem assim é muito perigoso para poderes estabelecidos - principalmente aqueles que usam a repressão como forma de controle. Com seus argumentos extremamente lúcidos, consegue atrair crocodilos, líderes de seitas e ex-inimigos.

É natural que a série intensifique seus contornos políticos. Afinal, Buda retorna a Magadha, reino onde se concentra muita gente influenciada por ele. E o Príncipe Ajatasattu é um deles. Uma profecia diz que o rapaz irá matar o próprio pai quando o rei fizer 41 anos.

Faltando cinco anos para isso, o jovem passou a vida sob a sombra da acusação prematura, fardo ruim de se carregar. Todos olham para ele com desconfiança no reino; e ele acusa a influência de Buda como responsável por sua maldição antecipada.

Mas é o próprio clima pesado entre pai e filho que acirra os ânimos na história. E quando Ajatasattu, aprisionado, se apaixona por pela escrava Yudelika, a tensão aumenta ainda mais.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA