BUDA # 4 - EM BUSCA DA ILUMINAÇÃO
Título: BUDA # 4 - EM BUSCA DA ILUMINAÇÃO (Conrad
Editora) - Série mensal
Autores: Osamu Tezuka (roteiro e arte).
Preço: R$ 19,90
Número de páginas: 208
Data de lançamento: Abril de 2005
Sinopse: A situação se agrava entre os sakyas - o povo do príncipe Siddhartha - e a violenta tribo dos kolya. O clima se ameniza momentaneamente com o casamento do futuro Buda com a princesa Yasodhara, representante dos agressivos vizinhos.
Mas Siddhartha descobre, graças a um brâmane, que tem um único caminho em sua vida: largar tudo e virar monge.
A decisão afeta a política entre os dois povos, e põe na jogada um velho inimigo de Siddhartha: Bandaka, que está pronto para disputar o reino.
Positivo/Negativo: Uma das marcas de Tezuka é a leveza de seus trabalhos. Além dos personagens, que têm traços infantis e, por vezes, caricaturais, o autor espalha piadas pelo roteiro.
Neste volume, mais do que nos anteriores, elas estão em vários balões. As preferidas são as citações a fatos e personagens que só surgiriam séculos mais tarde - a história, vale lembrar, se passa há 3,5 mil anos. Acompanhe alguns exemplos:
Página 14 - No casamento, Siddhartha e Yasodhara são recomendados a entrar no ritual dizendo "xis", como se fosse para uma fotografia.
Página 16 - Serviçais dizem que só deve haver sabonetes e toalhas dentre os presentes, citando uma tradição japonesa contemporânea de que são coisas baratas.
Página 48 - O rei pede que lhe comprem uma TV para o filho.
Página 60 - O termo samon é considerado parecido com o nome de um remédio.
Página 116 - O místico Uri Geller é citado.
E que se pare por aqui, para não estragar as outras surpresas do álbum.
Para encerrar, vale citar um aspecto que não foi comentado nas resenhas anteriores: a Conrad optou pela leitura oriental, de trás pra frente. Não é essencial para a compreensão da obra, mas definitivamente é um fetiche simpático que a editora criou desde que começou a publicar Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco - e que tem funcionado e se reproduzido nos títulos de mangás de outras companhias.
Classificação: