CAATINGA
Título: CAATINGA (Editora Globo) - Álbum de Luxo
Autores: Hermann (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 18,00 (preço da época)
Número de páginas:48
Data de lançamento: Outubro de 1998
Sinopse: A história - bastante comum - narra as desventuras dos irmãos Diamantino e Mané, que após terem sua família dizimada por matadores, acabam juntando-se ao bando de cangaceiros liderado pelo Capitão Clóvis Mendes (um personagem que age feito Lampião), até conseguirem sua almejada vingança contra os assassinos.
Positivo/Negativo: Um dos últimos lançamentos de quadrinhos adultos da Editora Globo, Caatinga tenta fazer um retrato do cangaço brasileiro (no exterior isso faz um sucesso danado).
O belga Hermann conta, num texto no final da edição, que se interessou pelo tema após assistir ao filme O Cangaceiro, num festival de cinema em Bruxelas. Mas a falta de intimidade do autor com o tema é evidente. Seus desenhos, por exemplo, mostram árvores "verdinhas" em plena caatinga!
Tecnicamente, o desenho de Hermann é muito bom. No entanto, a caracterização visual dos nordestinos é terrível. Eles mais parecem bandoleiros mexicanos. Apesar de ter se encantado pelo tema, parece que o autor não pesquisou o suficiente sobre os cenários e pessoas que habitavam a caatinga.
Quando foi lançada, Caatinga foi um fracasso de vendas. Justificável, já que seu preço de capa era alto para a época, trazia um roteiro no máximo mediano, assinado por um artista europeu absolutamente desconhecido da esmagadora maioria dos leitores brasileiros, e praticamente não teve divulgação. Só mesmo os apaixonados por HQs a compraram. Nem mesmo o belo acabamento gráfico da edição, toda em papel couché, adiantou.
Classificação: